[História do Rock #5] Red Hot Chili Peppers


Hoje no História do Rock vamos falar sobre a banda que tem pimenta no nome e é quente mas não é bahiano. Os rapazes que curtem funk mas não são cariocas. A banda de hoje é Red Hot Chili Peppers.

Em 1979 três amigos de escola decidiram formar uma banda chamada Anthym. Os três amigos eram Flea (baixo), Jack Irons (bateirista) e Hillel Slovak (guitarrista).

A banda ficou “brincando” até 1983 com a entrada de Anthony Kiedis nos vocais a banda decide tocar em um clube de Los Angeles (Rhythm Lounge) e o melhor de tudo era o nome da banda na época, conhecidos como “Tony Flow and the Miraculousy Majestic Masters of Mayhem” (isso é pra quem acha Red Hot Chili Peppers muito comprido). Na ocasião a banda até contou com um improviso na qual Anthony Kiedis fazia um rap de um poema seu, intitulado “Out in L.A.”

A banda acabou fazendo uma performance tão animada e contagiante nessa apresentação que acabaram sendo convidados a voltar e tocar la na próxima semana e o que era uma brincadeira acabou animando os rapazes a tentar algo.

Fato interessante: Com a nova apresentação veio o novo nome da banda que agora sim era Red Hot Chili Peppers. Agora traduza esse nome para o português e você verá que não é algo que faz muito sentido para um nome de banda. A sua origem é meio desconhecida tendo várias histórias, como por exemplo, Anthony Kiedis andando meio “alto” na rua e viu um arbusto psicodélico em formato de pimenta com a frase Red Hot Chili Peppers piscando nele (kkkkk muita brisa ae). Não vou contar as outras possíveis origens porque essa é a mais legal de todas.

Ainda em 1983 um “caça-talentos” da cidade acabou conhecendo a banda e arrumando alguns shows para os garotos na cidade toda, tendo inclusive o show mais épico de todos no Kit-Kat Club, onde os membros da banda apareceram nus apenas com uma meia em seu “negócio” (isso acabaria virando uma marca da banda que chamaria isso de “Socks on Cocks”).

Fato interessante: Devido a mistura de estilos da banda, acabou-se criando um nome para seu estilo, alguns chamam de funk rock ou funk metal (lembrando que esse é o funk norte-americano hein).

A banda acabou fazendo tanto sucesso em seus shows durante esse ano que em outubro de 1983 eles conseguiram um contrato com a EMI o que acabou separando a banda já que Jack Irons e Hillel Slovak que tocavam em outra banda já tinham contrato com uma outra gravadora. Kiedis e Flea acabaram ficando sozinhos na banda e tinham que achar um baterista e guitarrista para as gravações que se iniciariam já no início do próximo ano. Para a bateria então acabaram chamando Cliff Martinez e para a guitarra Jack Sherman.

Para gravar o álbum a gravadora chamou o produtor Andy Gill que acabou tirando a “liberdade” de gravação da banda, tentando deixar a banda com um som mais “moderno”. O álbum lançado em 1984 chamado “The Red Hot Chili Peppers” acabou não sendo bem recebido e não chegou a fazer sucesso o que acabou decepcionando bastante os membros da banda.

Fato interessante: Na turnê de divulgação do álbum a banda tocou por toda a costa leste do país e cada membro conseguiu faturar cerca de US$ 500 o que mostra que o álbum de estréia realmente não fez muito sucesso.

Durante a turnê a banda começa a aumentar o consumo de drogas, principalmente heroína o que acabou gerando conflitos na banda e a expulsão de Jack Sherman (ele era correto demais kkk). Para terminar a turnê o antigo guitarrista da banda acaba voltando, Hillel Slovak e ele é quem acaba ficando mais “louco” com a heroína já que ele queria a mesma inspiração que Jimi Hendrix conseguia com as drogas.

Em 1985 a banda acaba chamando o produtor George Clinton para produzir seu próximo álbum e acabam conseguindo que a gravadora o aceitasse. Clinton oferece maior liberdade de criação para a banda e o álbum é lançado o Freaky Styley fazendo um sucesso relativamente maior do que o álbum anterior mas ainda assim pouco sucesso (quando comparado com o sucesso que viria).

Com o sucesso do álbum a banda consegue excursionar por todo EUA e viaja para a Europa para álbuns shows por lá. Nesse época Cliff Martinez acaba abandonando a banda e Jack Irons retorna para sua posição no Red Hot.

Ainda em 1986 Anthony Kiedis foi responsável pela pior turnê da banda devido ao consumo de drogas (ele estava tão viciado que mesmo a heroína sozinha já quase não fazia efeito) e ele acaba se internando em uma clínica para se desintoxicar.

Depois que Kiedis sai da clínica a banda volta ao estúdio e em 1987 a banda lança seu terceiro álbum “The Uplift Mofo Party Plan” que acabou animando a banda devido ao seu “sucesso” ficando em 143º nas paradas de sucesso dos EUA (essa é para quem acha que é sempre fácil fazer sucesso como as outras bandas que já estão aqui no História do Rock).

Fato interessante: Em 1988 a banda começa a fazer cada vez mais sucesso e durante uma passagem pela Inglaterra a banda decide tirar uma foto a la Beatles mas com o toque Red Hot, ou apenas hot nesse caso. Tiraram uma foto na Abbey Road (aquela atravessando a rua na faixa de pedestre) mas vestindo apenas as famosas meias Socks on Cocks.

Após esse evento um tanto ridículo a banda volta ao estúdio e grava o The Abbey Road E.P. Com cinco músicas incluindo um cover de Jimi Hendrix da música “Fire”.

De volta aos EUA, Kiedis e Slovak voltam a usar drogas até que em 27 de junho Slovak acaba sendo encontrado morto devido uma overdose de heroína com apenas 26 anos de idade.

A banda então acaba se separando sendo que Kiedis vai para um pequeno vilarejo no México para tentar se desintoxicar novamente, Jack Irons sai viajando pelo mundo e Flea começa a investir mais tempo em projetos paralelos.

Ainda em 1988, depois da desintoxicação, Kiedis volta para os EUA e decide, junto com Flea, recomeçar a banda em memória de Slovak. Vários guitarristas então passaram pela banda durante os testes até que encontraram John Frusciante, um jovem de apenas 18 anos e que era fã da banda já. Após o primeiro show da banda com o novo guitarrista os fãs viram a semelhança no estilo de Frusciante com seu antecessor Slovak, o que pode não ser coincidência já que um dos ídolos de Frusciante era Slovak (eu acho que ele falou isso para “puxar saco” dos membros da banda e entrar mais facilmente, mas enfim).

Depois de vários bateristas também a banda acaba encontrando Chad Smith que vem para completar a banda.

Em agosto de 1989 a banda lança o seu quarto álbum “Mother's Milk” (esse sim fez algum sucesso, vendendo cerca de dois milhões de cópias no mundo). O álbum continha onze faixas sendo dois covers, “Higher Ground” de Steve Wonder e “Fire” de Jimi Hendrix (essa é a gravação antiga ainda com Slovak).

Depois da turnê da banda, Kiedis e Flea decidiram que era hora de mudar de gravadora já que a EMI não estava fazendo um bom trabalho, principalmente de divulgação e depois de muita discussão conseguem acabar com o contrato, recebendo logo em seguida diversas ofertas de outras gravadoras assinando finalmente em 1991 com a Warner.

O próximo álbum da banda finalmente elevaria a banda a um novo nível de fama. Lançado em 1991 pela nova gravadora e com um novo produtor o álbum “Blood Sugar Sex Magic” que ficou em terceiro lugar nas paradas americanas recebendo nada menos do que 7 discos de platina apenas nos EUA. O álbum contava com hits como “Give it Away”, “Under the Bridge” e “Suck My Kiss” que foram sucesso no mundo todo.

Fato interessante: Durante a turnê européia a banda foi avisada para não fazer nada muito “estranho” no palco e nem cogitarem a ideia de Socks on Cocks. A banda concordou com os termos mas durante uma apresentação subiram ao palco vestidos como damas da idade média e acabaram expulsos do palco (acho que eles ainda usavam drogas só pode) e tiveram que dar diversas entrevistas depois para a imprensa explicando o fato.

A turnê foi enorme e bastante cansativa o que acabou causando a saída de John Frusciante da banda que alegava que não aguentava a pressão e as viagens constantes que era necessário fazer.

A saída de John acabou sendo um grande problema porque a banda estava a poucos dias de tocar no festival Lollapalooza, na qual eles eram a principal atração, e então o novo guitarrista foi achado as pressas. Arik Marshall veio para a banda e pouco tempo depois foi substituído por Jesse Tobias que acabou não ficando muito tempo na banda também já que faltava um pouco da criatividade que Frusciante havia trazido para a banda quando veio.

Em 1993 a banda teve que parar durante um tempo já que seu baixista, nosso grande Flea, foi diagnosticado com fadiga crônica. Ainda em 1993 o novo guitarrista foi anunciado na banda, Dave Navarro (ex guitarrista da banda “Jane's Addiction”).

Fato interessante: O primeiro show com Navarro foi no Woodstock' 94 no qual os membros da banda apareceram vestidos de lâmpadas (eu disse que eles ainda usavam drogas kkk).

O novo álbum seria lançado em 1995 intitulado “One Hot Minute” que era mais melancólico que seu antecessor devido ao momento difícil que seus membros passavam (Kiedis lutava contra seu vício em heroína, Flea ainda bastante triste pela perda de dois amigos, sendo um deles Kurt Cobain que tinha se suicidado). O álbum fez bastante sucesso mas não tanto como “Blood Sugar Sex Magic”, tendo como principais destaques as músicas “My Friends” e “Aeroplane”.

A banda então saiu para mais uma turnê de divulgação mundial e após o fim da exaustiva turnê Navarro anuncia sua saída da banda em 1998 para se dedicar aos seus projetos pessoais, saindo de forma amigável.

A banda estava novamente sem um guitarrista e por um momento chegou-se a cogitar que esse seria o fim da banda. Ao mesmo tempo era conhecido que o ex-guitarrista John Frusciante estava totalmente acabado por causa das drogas chegando a beira da morte e passando por diversas cirurgias, inclusive de novos dentes para prevenir uma infecção mais grave.

Kiedis e Flea então decidem tentar convidar John para voltar para a banda e mesmo sem ter nenhuma guitarra (já que ele havia perdido tudo em um incêndio na sua casa no qual ele quase morreu também, por isso crianças não usem drogas) ele aceita o convite.

Em 1999, depois de mais de um ano de produção, o álbum “Californication” foi lançado. O álbum é o maior sucesso comercial da banda até hoje com mais de 16 milhões de cópias vendidas logo após o lançamento e contando com hits como: “Californication”, “Otherside” e “Scar Tissue” que ganharia o Grammy de Melhor Canção de Rock do Ano (isso em 2000).

Ainda em 1999 a banda foi novamente convidada a tocar no Woodstock, mas o show acabou marcado pela violência do público quando a banda tocava a música “Fire” cover de Jimi Hendrix diversos membros da platéia que não sabiam brincar acabaram incendiando diversas barracas e outras coisas por ali pondo fim ao festival.

Em 2001 a banda lançou seu primeiro concerto gravado em DVD (que na verdade foram dois concertos), intitulado “Off the Map”.

Ainda em 2001 a banda tocaria para o maior público de sua carreira na terceira edição do festival Rock In Rio, tocando para um público de “apenas” 250 mil pessoas que é o maior público de todos as edições do festival.

Em 2002 a banda lança o oitavo álbum de estúdio intitulado “By the Way”bque vendeu mais de meio
milhão de cópias só na primeira semana (para aqueles que são ruins de matemática, são 500 mil cópias). O álbum contava com sucessos como “By the Way”, “The Zephyr Song” (traduzindo “A Música da Brisa” e eles ainda querem que eu acredite que tinham largado as drogas) e “Can't Stop”.

No ano seguinte a banda decide lançar uma coletânea com seus maiores sucessos, intitulado “Greatest Hits” (afinal toda banda de sucesso tem que ter uma coletânea não é?). No mesmo ano a banda gravou um show na Irlanda e lançou o DVD “Live at Slane Castle” (muito bom por sinal, escrevi esse post ouvindo esse show).

Em 2004 a banda lança o primeiro álbum ao vivo (veja bem que é CD e não DVD, por isso primeiro álbum), com um show gravado na Inglaterra, intitulado “Live in Hyde Park” com duas músicas inéditas “Rolling Sly Stone” e “Leverage of Space”.

Em 2005 a banda exausta de tantos shows decide trabalhar um pouco menos e não faz nada de importante.

Em 2006 a banda lança o álbum “Stadium Arcadium” vendendo quase meio milhão de cópias na semana de lançamento nos EUA e estreando em primeiro lugar na famosa Billboard 200. “Stadium Arcadium” na verdade é um álbum duplo dividido em dois CD's “Mars” e “Júpiter”. O álbum acabou sendo o mais vendido de 2006 com mais de 8 milhões de álbuns vendidos só naquele ano. O álbum tinha músicas como “Snow (Hey Oh)” (a melhor da banda na minha humilde opinião), “Dani Califórnia” (que é uma personagem que Kiedis criou em sua cabeça aparecendo também em “By the Way” e “Californication”. Leiam as letras e vocês verão).

O álbum ganhou diversos prêmios como: “Melhor Performance de Rock em Dupla ou Grupo” e “Melhor Música Rock” ambas com a música “Dani Califórnia”, “Melhor Álbum de Rock” e “Melhor Disco em Edição Especial (Box)”, além de o produtor do álbum ganhar o prêmio de “Produtor do Ano”.

Em 2008 veio a notícia do hiato da banda por tempo inderterminado (ou férias para quem quiser). Kiedis disse que a banda estava desgastada e os membros precisavam de um tempo para descansar e investir em seus projetos paralelos.

Durante o hiato da banda John Frusciante anunciou que ele não voltaria com a banda ao fim do hiato e que saiu amigavelmente da banda para cuidar de sua carreira solo.

Em 2010 a banda anunciou sua volta junto com o guitarrista Josh Klinghoffer (nome desgraçado para escrever viu, levei meia hora até escrever certo) que já havia trabalhado como guitarrista de apoio da banda na turnê do último álbum.

Em 2010 a banda também foi indicada para o Rock and Roll Hall of Fame (sacanagem o ABBA entrou e o Red Hot não, que critério é usado?).

Fato interessante: Ainda em 2010 a banda não autorizou que suas músicas fossem usadas no seriado Glee, com Kiedis afirmando que não queria que suas queridas músicas aparecessem no programa (me desculpe quem gosta do seriado, mas eu simplesmente odeio a ideia de que um programa que faça tanto sucesso como Glee não tenha a capacidade de compor a maioria de suas músicas e tenha que usar músicas de outros artistas, então eu gosto quando um artista não libera a música para o programa mesmo e me processe quem não gostou. Mentira não processa não porque eu sou pobre, mas pode me xingar ai nos comentários).

Em 2011 o novo álbum do Red Hot é lançado, “I'm With You” estreando em 2º lugar na Billboard 200,
vendendo mais de 200 mil cópias na primeira semana (considerando a pirataria e download via internet é um número até que bastante alto). O single do álbum “The Adventures of Raindance Maggie” ficou em primeiro lugar na Billboard Alternative Songs.

Em 2011 a banda finalmente entra para o Museu do Rock and Roll depois de duas indicações que não conseguiram ganhar nos anos anteriores. Anthony Kiedis disse que a parte mais emocionante foi quando ele se lembrou de seu amigo Hillel Slovak.

No ano seguinte a banda também entra para o Rock and Roll Hall of Fame tocando algumas músicas com os antigos bateristas Jack Irons e Cliff Martinez.

A banda atualmente continua fazendo shows e Flea já afirmou que a banda continua escrevendo músicas e talvez um álbum da banda esteja por vir em breve.

E por aqui fica a história dessa banda de gente doida e sem juízo e que diverte muita gente com suas loucuras e tem excelentes músicas que são ouvidas por todos. Uma das maiores bandas da história sem dúvida, principalmente por sua força de vontade em vencer as dificuldades. Esse é o Red Hot Chilli Peppers.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .