História do Rock #41: Mamonas Assassinas


Voltei com o História do Rock mais uma semana para vocês meus leitores roqueiros do Brasil. A escolha dessa semana é de uma banda que com certeza absoluta todo brasileiro conhece e que junto ao seu som de qualidade trazia muito humor também e nos faz até hoje dar risada e nos sentir feliz. É claro que eu estou falando dos Mamonas Assassinas.

A história da banda começou no distante ano de 1989 quando o jovem garoto Sérgio Reis Oliveira (ou Sérgio Reoli) começa a trabalhar e conhece Maurício Hinoto no trabalho. Depois de algumas conversas Maurício descobriu que Sérgio tocava bateria e decidiu apresentar seu irmão Alberto (ou Bento) que tocava guitarra para o novo amigo. 

Inicialmente os dois tocavam juntos na casa de Bento e depois de alguns ensaios, o irmão de Bento, Samuel, se interessou e quis entrar na "brincadeira" e começou a tocar contra-baixo. Assim o embrião do que viria a ser o Mamonas Assassinas estava formado.

Fato interessante: Existe uma história de que um dos primeiros nomes que foram considerados para a banda era Ponte Aérea (oh ironia) por sugestão de Samuel que gostava muito de aviões e porque a banda morava em Guarulhos que é conhecida pelo seu aeroporto internacional. Mas no fim a banda decidiu adotar o nome de Utopia.

A banda se apresentava em bares e pequenos clubes no início e faziam basicamente apenas covers de outras bandas como Legião Urbana, Titãs, Rush, Ultraje a Rigor e por aí vai. 

Um dia em uma de suas apresentações alguém da platéia pediu para que eles tocassem a música "Sweet Child o' Mine" da banda Guns n' Roses e eles responderam que não sabiam a letra da música e só tocariam se alguém da platéia subisse no "palco" para cantar. O jovem Alecsander Alves, conhecido como Dinho, se voluntariou e com sua performance "escrachada" de Axl Rose acabou arrancando risadas de todos ali e agradou os outros membros da banda com os vocais, sendo convidado para entrar para a banda logo depois do fim da apresentação.



O último membro da banda veio justamente por indicação de Dinho que conhecia o tecladista Júlio Rasec que logo também entrou para a banda e completou a formação da banda que seria uma das mais famosas do Brasil em alguns anos.

A banda Utopia continuava fazendo shows em pequenos lugares até conseguir juntar dinheiro para bancar a gravação do primeiro álbum. "A Fórmula do Sucesso" foi lançado em 1992 e como já era de se esperar de uma banda daquelas, foi um verdadeiro fracasso. Sim, o álbum foi um fracasso de vendas mal chegando às 100 cópias vendidas (ai você desconta os parentes e amigos da banda imagina quantas pessoas compraram por livre e espontânea vontade).

A banda chegou a aparecer na televisão ainda com o nome Utopia em alguns programas que davam chance para as novas bandas, mas mesmo assim a banda parecia ser só mais uma no meio de tantas outras e por isso não conseguia deslanchar.

Fato interessante: Mesmo sem conseguir atingir o sucesso a banda tentou conseguir permissão para tocar no estádio Paschoal Thomeo na sua terra natal Guarulhos. Depois de vários pedidos por parte da banda o gerente do estádio além de negar o pedido disse que aqueles garotos nunca fariam sucesso e que era para eles desistirem daquela ideia. 

A banda que até então fazia músicas mais sérias assim como seus covers, começaram a tentar fazer algo diferente e colocar humor em novas composições e paródias. Por causa do medo inicial de desagradar a platéia eles não tocavam mais de uma ou duas músicas assim por apresentação mas logo viram que aquelas músicas faziam mais sucesso do que suas tentativas sérias e começaram a investir em composições assim.

Em uma de suas apresentações em uma boate o produtor Rick Bonadio viu aquela banda "estranha" e com músicas que poderiam ser consideradas "idiotas" e "cômicas" e decidiu conversar com eles depois do show. Assim a banda conseguia seu primeiro produtor sério.

Fato interessante: Rick Bonadio é o famoso Creuzeback que Dinho fala antes de começar a canção "1406" que abre o álbum e no final de "Uma Arlinda Mulher".

Como a banda iria mudar seu "perfil" para algo mais cômico decidiram começar a mudança pelo nome, deixando o nome Utopia e adotando o nome Mamonas Assassinas do Espaço que foi reduzido apenas para Mamonas Assassinas depois.

A banda gravou três músicas em uma fita demo: "Pelados em Santos", "Robocop Gay" e "Jumento Celestino". Com a fita pronta e produzida por Bonadio eles enviaram a fita para diversas gravadoras. O filho do diretor artístico da EMI insistiu para que o pai contratasse aquela banda. Inicialmente relutante o diretor artístico decidiu assistir uma apresentação daquela banda estranha. A apresentação bastou para convencer o homem a oferecer o contrato para os Mamonas Assassinas.



A banda finalmente gravou seu primeiro álbum intitulado apenas de "Mamonas Assassinas" e que ficaria marcado na história da música brasileira. Todas as letras do álbum são carregadas de humor com a maioria no ritmo do rock que era característico desde os tempos de Utopia, mas outras passavam por estilos totalmente diferentes e eram paródias destes, como "Lá Vem o Alemão" (pagode), "Jumento Celestino" (baião/forró) ou a paródia "Vira Vira". 

Fato interessante: A capa do álbum da banda mostra os cinco integrantes e o desenho de dois seios fartos (dois peitões) atrás. A gravadora se recusava inteiramente a lançar um álbum com uma capa como aquela mas a banda insistiu tanto que conseguiram convencer a EMI a lançar o álbum com aquela capa "obscena". Também é possível ver o colar no pescoço da mulher que é o logo da Volkswagen de cabeça para baixo e que parece formar as letras M A (Mamonas Assassinas para quem é lerdinho).

O álbum foi lançado em 23 de junho de 1995 e logo ele simplesmente estourou no país inteiro. O sucesso do álbum era tão grande que no seu auge chegava a vender cerca de 100 mil cópias em dois dias. Isso abriu portas para a banda tocar em praticamente todos os programas da televisão e fazer shows no país todo. Logo a banda passava de desconhecidos para ser uma das mais requisitadas bandas do país fazendo cerca de 18 shows por semana e com um dos mais caros cachês do país.

Fato interessante: Um pouco mais ali pra cima eu escrevi sobre a tentativa da banda enquanto ainda eram Utopia em tocar no estádio em Guarulhos. Muito bem, agora que eram Mamonas Assassinas eles conseguiram tocar no estádio e existem diversos vídeos no Youtube que mostram o momento em que Dinho se senta no palco e desabafa falando para nunca desistirmos dos nossos sonhos porque um dia falaram para ele desistir desse negócio de banda e ir trabalhar porque nunca daria certo. Véi o negócio é desabafo do fundo do coração.

Outro fato interessante: Os únicos dois estados que a banda nunca se apresentou foram Acre (óbvio hehehe) e Tocantins. 

Em 1996 a banda já se preparava para sua primeira turnê internacional que começaria em Portugal. Infelizmente no dia 2 de março de 1996 quando a banda voltava de um show feito em Brasília o jatinho em que estavam se chocou com a Serra da Cantareira matando todos que estavam dentro do avião instantaneamente (e estragando o meu aniversário de 1 aninho de idade). Todas as emissoras interromperam sua programação para dar a notícia da morte da banda e no dia 4 de março diversas emissoras fizeram questão de mudar sua programação para transmitir o enterro da banda que teve mais de 65 mil fãs assistindo.

Fato interessante: Ninguém nunca entendeu direito como o acidente do avião aconteceu e teorias começaram a surgir, como o fato de que Dinho pudesse estar no controle do avião como acontecia muitas vezes ou a teoria de religiosos fanáticos dizendo que a banda tinha feito um pacto por sucesso ou que foi castigo divino por estarem ensinando palavrões às crianças (a vão pra fruta que caiu), além de diversas outras teorias que tentam explicar o que aconteceu.

Seja o que for que tenha causado o acidente, eu acredito que é o de menos, principalmente quando você percebe que uma das maiores bandas nacionais teve menos de 7 meses para aproveitar o sucesso e nesse pouco tempo conseguiu vender mais de 1,8 milhões de cópias do seu único álbum de estúdio (essa marca é recorde mundial como o álbum que mais vendeu cópias no mundo em menor tempo).

Em 2013 também foi gravada uma música "nova" achada em um caderno de Júlio e que foi liberada pela irmã do tecladista dos Mamonas. Intitulada "Renato, o Gaúcho" que foi gravada pela banda gaúcha Contra as Nuvens, com participação de Gee Rocha e Daniel Weksler da banda NXZero e o super Falcão nos vocais (huehuehuehue) e a produção de Rick Bonadio.

Já foram feitos alguns documentários sobre a banda (que já assiste para completar as informações aqui =D) e foi anunciado que nesse ano de 2014 será lançado o filme da banda nos cinemas, já tendo inclusive Rodrigo Faro como Dinho.

Os que se dizem entendidos de música e os pseudo-intelectuais (eu queria usar esse palavrão faz tempo já) podem dizer que a música dos Mamonas Assassinas só tem besteira, não prestam e não acrescentam em nada, mas não entendem que musicalmente eram sim muito bons e que as letras realmente não querem trazer nada, apenas humor e por isso essa banda se tornou um verdadeiro mito e que vem alegrando as pessoas há quase duas décadas já. Essa é a história do Mamonas Assassinas.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .