[História do Rock #1] Guns n' Roses



Hollywood é o lugar para onde muitos jovens (principalmente norte-americanos) vão para tentar realizar seus sonhos de se tornarem famosos e assim foi com cinco jovens que mudaram o rumo, a imagem e o som do rock a quase 28 anos atrás.

O Guns n’Roses teve suas origens em meados de 1985 quando jovens de duas bandas de Los Angeles se juntaram para tocar algumas músicas e tentar sobreviver naquele ambiente hostil em que viviam, também conhecido como Hollywood. Axl Rose (vocalista) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica) da banda Hollywood Rose se juntaram com Tracii Guns (guitarra solo) Robbie Gardner (bateria) e Ole Beich (baixo) da L.A. Guns, daí obviamente o nome Guns n’ Roses.

Fato interessante: Outra possível origem para o nome da banda é a mistura dos nomes dos dois fundadores Axl Rose e Tracii Guns.

Você pode achar que o histórico de demissões da banda começou só depois da fama, MAS, depois de apenas dois ou três shows de acordo com alguns relatos o baixista da banda acabou sendo substituído por Duff McKagan e Tracii Guns acabou sendo demitido também de sua banda por faltar em diversos ensaios.

A banda precisava de um guitarrista solo e Duff conhecia um que acabara de ser rejeitado na banda Poison, devido a fatores estéticos (ou seja, era, ou é ainda no caso, feio que dói). Slash, que também ja havia tocado com Izzy Stradlin algumas vezes,  acabou sendo chamado para integrar a banda.

Tudo estava ótimo até ser decidido que a banda faria uma turnê até Seattle e o baterista Rob Gardner acabou desistindo, porque obviamente aquela banda não daria certo e sendo assim ele não precisaria viajar até Seattle para nada. Steven Adler, amigo de Slash acabou sendo chamado para ocupar as baquetas da banda durante a turnê que foi chamada de Hell Tour em 1986.

Fato interessante: A primeira turnê de uma banda de rock que viria a se tornar uma das maiores nos próximos anos.não deu muito certo porque a van da banda acabou quebrando na estrada no meio do nada. Eles não conseguiram carona durante dois dias e acabaram se atrasando para o primeiro compromisso da “turnê” que acabou resultando no cancelamento de diversos shows e venda da parte do equipamento para poder voltar para casa (talvez Rob Gardner estivesse certo. Kkkkkkk brincadeira).

A banda cansada de ser rejeitada pelas gravadoras decidiu gravar um EP independente com quatro músicas covers e para ajudar um pouco decidiram colocar o barulho de uma platéia animada no fundo para mostrar que eles faziam sucesso (vamos dizer que eles forjaram um pouco a platéia).

No final de 1986 a banda finalmente conseguiu assinar com uma gravadora que havia gostado do EP da
banda e decidiu se arriscar (Geffen Records, muito obrigado por fazer isso) e finalmente a banda tinha dinheiro para conseguir comer direito depois de alguns anos.

Em 1987 foi lançado o álbum "Appetite for Destruction" que tinha que conseguia ir de uma “pegada selvagem” (Welcome to the Jungle) até uma bela música de amor com um riff marcante (Sweet Child o’ Mine).

Fato interessante: A música "Sweet Child o' Mine" é sem dúvida alguma a música mais conhecida do Guns e foi composta por Axl para a sua namorada na época. E aquela famosa introdução da música era um "exercício" que Slash fazia para treinar e se aquecer, até que um dia Axl ouviu e quis colocar na nova música que ele tinha acabado de escrever, surgindo assim esse hino do rock.

Para ajudar na divulgação do novo álbum, o Guns n’ Roses começou a abir alguns shows do Aerosmith durante uma turnê pelos EUA. De acordo com o guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, no início as pessoas nem sabiam quem era aquela banda que iria abrir o show, já no final da turnê muitos iam apenas para poder ver o show de abertura que acabou tendo mais destaque do que o show principal (fácil assim, sair com o Aerosmith e ainda ficar mais famoso).

Fato interessante: Após a MTV ceder e decidir passar o clip de "Welcome to the Jungle" nas manhãs de domingo (domingo de manhã foi sacanagem né) a música acabou virando um hit que era o mais pedido seguido por Sweet Child o’ Mine e Paradise City que acabaram passando exaustivamente no canal de vídeos e consolidou a banda como um fenômeno.

Diversos prêmios foram ganhos, mesmo com muita resistência em diversos países em aceitar tocar as músicas dos garotos de L.A., mas o sucesso da banda era tão grande que ninguém conseguiu impedir que atingissem o topo dos mais vendidos dos EUA assim como Sweet Child o’ Mine ficar como 1º lugar no país.

Fato interessante: Em agosto de 1988 a banda acabou ganhando o apelido de “a banda mais perigosa da face da Terra” quando dois jovens morreram durante um show no festival Donnington’s Monster of Rock (digamos que não era exatamente o tipo de publicidade gratuita muito boa, mas além da resistência de alguns pais e etc a banda acabou saindo quase ilesa disso).

Em 1988 o álbum GN’R Lies é lançado e o Guns n’ Roses acaba se tornando a primeira banda de hard rock a conseguir fazer dois álbuns consecutivos ficarem entre os mais vendidos no EUA.

A banda estava fazendo diversos shows e sempre ficava em hotéis, o que acabou gerando mais um pouco de má fama para os “bad boys”. Em entrevistas alguns deles admitiram que destruiam os quartos de hotéis em que ficavam apenas por diversão (nunca deixe um músico bêbado, drogado com dinheiro e energia de sobra sem ter o que fazer). Televisões eram jogadas pelas janelas, lençóis e cortinas destruídos, o quarto era praticamente virado de cabeça para baixo, o que ocasionalmente acabou causando uma certa dificuldade em achar algum hotel que hospedasse os "garotos".

Em 1990 a banda começa a gravação de seu novo álbum (ou nesse caso novos álbuns). Mas durante as gravações o baterista Steven Adler estava tão “chapado” de heroína e cocaína que mal conseguia ficar sentado no banco da bateria e segurar as baquetas (curiosamente em um documentário sobre a banda ele dizia que ao entrar na banda ele era o único que não usava drogas pesadas). Temos aí uma das famosas demissões do Guns, quando Adler saiu para se tratar e Matt Sorum chegou para ocupar as baquetas da banda. Na mesma época também foi incorporado ao grupo o tecladista Dizzy Reed.

As estréias dos novos músicos aconteceu em solo brasileiro, em 1991 tocando para mais de 140 mil pessoas no estádio do Maracanã no festival Rock in Rio II.

Em maio de 1991 o lançamento de Use Your Illusion I e II foram marcados pela vendagem no primeiro
dia de quase um milhão de cópias e alcançando o primeiro e segundo lugares na Billboard americana, com músicas como "November Rain" ganhando prêmios (etc, etc, etc eles se deram bem).

A banda então sai para uma pequena turnê de divulgação do álbum durante 28 meses (realizando 192 shows em 32 países ao redor do mundo, sendo a maior turnê do mundo do  rock até hoje). Graças ao tamanho dessa turnê Izzy Stradlin decide deixar a banda por não gostar de ficar viajando e é substituído por Gilby Clarke (essa foi a única saída tranquila e que não foi marcada por brigas na banda pós-sucesso). Izzy voltou para fazer algumas apresentações com o Guns algum tempo depois porque Gilbe Clarke tinha se machucado em um acidente de moto e Izzy aceitou “substituí-lo” por algum tempo na turnê.

A turnê acabou em 1993 com a última apresentação em Buenos Aires na Argentina, sendo esse o último show da chamada formação “clássica” da banda (boatos dizem que a culpa da separação é dos nossos hermanos que são pés frios).

Em 1993 a banda lançou o que seria o último álbum de estúdio durante 14 anos. Intitulado "The Spaghetti Incident" que foi um álbum basicamente composto de covers, contendo inclusive uma canção de Charles Manson (um serial killer americano, para mais informações digite no Google),  intitulada "Look at Your Game Girl", que acabou recebendo duras críticas (como se isso importasse para quem já faz sucesso). O álbum foi o mais decepcionante da banda vendendo até hoje nos EUA apenas 1,4 milhões de cópias.

Em 1994 a última gravação da banda com Slash, Duff e Matt é feita para o filme “Entrevista com o Vampiro”, sendo um cover da banda inglesa The Rolling Stones da música “Sympathy for the Devil”.
Em outubro de 1996 Slash acabou saindo da banda, em abril de 1997 Matt foi demitido e em  agosto do mesmo ano Duff se demitiu, restando apenas Axl Rose como membro do álbum Appetite for Destruction (que acabaria por ficar louco com a saída dos membros levando a uma série de idas e vindas de diversos músicos durante os anos seguintes sendo mais de 10 músicos diferentes em 10 anos!).

A espera foi longa, durante 13 anos o Guns n’ Roses não lançou um álbum e até a marca de refrigerante Dr. Pepper publicou que iria distribuir uma garrafa de bebida de graça para cada cidadão dos Estados Unidos, caso o álbum fosse lançado até 31 de dezembro de 2008. No dia 23 de novembro de 2008, depois de 13 anos de espera, o Chinese Democracy é lançado em todo o planeta (agora se a promessa do Dr. Pepper foi cumprida eu não sei).

Fato interessante: O Guns já havia anunciado o nome do novo álbum muito tempo antes de lançá-lo. O que aconteceu é que como o álbum "demorou um pouquinho" para ser lançado a banda Offspring decidiu "azucrinar" Axl, anunciando seu novo álbum com o nome "Chinese Democrazy" e com o subtítulo "You Snooze, you Loose" (o famoso "bobeou, dançou" aqui do Brasil). O vocalista Dexter depois anunciou que era uma brincadeira da banda só, mas Axl chegou a ficar tão bravo que quase abriu um processo contra o Offspring (calma Axl, que violência).

O álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias mas acabou por desagradar a muitos fãs em alguns aspectos, sendo uma das causas a grande mudança na sonoridade da banda e também a falta de divulgação do álbum, sem clips super-produzidos, sem entrevistas ou algo do genêro.

Após o lançamento do álbum informações começaram a vir dizendo que Axl tinha material para lançar um álbum duplo e que logo viriam novos álbuns, talvez até 2012 (bom vemos que talvez em 2021 o próximo álbum do Guns n’ Roses seja lançado, seguindo a lógica de que “o álbum está para ser lançado” de Chinese Democracy).

Em 7 de dezembro de 2011 a banda entrou para o Hall da Fama do Rock n’ Roll e todos os ex-integrantes e atuais receberam a notícia com grandes festejos e comemorações, sendo que Slash postou no Twitter “É uma honra” e Duff re-twitou o anúncio original (Wow, sinta a alegria e impolgação). Axl Rose acabou falando que não iria a cerimônia e não queria ser homenageado (tadinho é meio deprê).

O futuro da banda segue nas mãos de Axl Rose que faz da banda o que quer e ignora  a vontade dos fãs de verem a formação clássica da banda novamente, enquanto os outros ex-integrantes trabalham em seus próprios projetos atualmente e os atuais membros da banda seguem na incerteza de ainda estarem na mesma banda de Axl amanhã.

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .