[Filme] Revolution OS (2002)


Hoje o Windows é o sistema operacional mais utilizado no planeta, e no auge de sua glória o Windows ganhou um concorrente de peso, o Linux. Esta resenha fala sobre Revolution OS, um documentário extremamente interessante que conta a história do Linux e passa por vários tópicos de interesse tecnológico. Alerta para conteúdo nerd de alta periculosidade.

Revolution OS conta a história do Linux desde o início, na verdade o documentário cobre vários assuntos anteriores ao Linux, e explica muitas questões que geram dúvidas para quem curte tecnologia, é estudante do assunto ou simplesmente é curioso para saber como as coisas tem início.

Hoje o Linux é um Sistema Operacional extremamente usado, é ele que compõe a base do Ubuntu por exemplo, e é ele que faz muita coisa funcionar, grande parte da internet existe por conta de servidores que rodam o Linux.


O filme disseca o crescimento do Linux, e a "disputa" entre o criador do GNU e do Free Software Movement e Linus Torvalds, criador do Linux que, por sua vez, deu origem ao Open Source Movement. O primeiro teima que o Linux só existe porque o GNU existiu para dar-lhe suporte, diz que o Linux é na verdade uma "distribuição" do GNU, que basicamente melhora os programas deste sistema operacional e embarca um novo Kernel (este sim deveria ser chamado de Linux, não todo o SO). Já Linus diz que o GNU contribuiu muito para o desenvolvimento do que veio a se transformar o Linux, mas não vê necessidade alguma de dividir o nome do SO com o GNU.

Brigas e diferenças de posições a parte temos aí um documentário extremamente claro, que explica não só o nascimento do GNU e do Linux como também conta um pouco da história de diversas companhias que adotaram o sistema ou usufruíram do mesmo e/ou de sua política Open Source, uma delas sendo o Netscape que deixou de ser uma empresa fechada, abriu seu código e criou o Mozilla.


Uma ótima maneira de aprender mais sobre a história de um sistema que hoje está presente em todo lugar e que serve muito bem ao propósito de um Sistema Operacional, que basicamente deve ser invisível ao usuário e permitir que o mesmo execute seus softwares da maneira que desejar.

Um dos mais bem produzidos, com uma tonelada de entrevistados que realmente viveram momentos decisivos da computação, gente que cruzou com Bill Gates e quando questionadas sobre quem eram olharam o bem sucedido empresário e, sem titubear disseram: "Sou o seu pior inimigo". E não é que de alguma forma continuam sendo?

PS: esqueci de mencionar a mais quente das discussões do documentário. Afinal, Open Source é comunismo ou não? 
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .