[História do Rock #10] Elvis Presley


Sim chegamos a 10ª edição do História do Rock e primeiro quero agradecer a todos os leitores que acompanham as postagens (não só do História do Rock mas de todo o IéL) e continuem assim para que eu não seja demitido. Agora para comemorar a 10ª postagem que artista melhor do que o rei do rock? O rapaz do rebolado insinuante que conquistou a América e o mundo levando o rock n' roll das comunidades negras dos EUA para o mundo todo e popularizando esse gênero, sendo influência para todos que vieram depois dele. Agora vamos parar de puxar o saco do homem e vamos a sua história (devo avisar já que não falo detalhadamente de todos os seus discos porque são muitos e então eu só comento os mais importantes).

Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 na cidade de East Tupelo no estado do Mississipi e o que muitos não sabem é que Elvis tinha um irmão gêmeo, pelo menos enquanto estava no útero de sua mãe. Jessie Garon Presley foi o primeiro a nascer e já nasceu morto e depois saiu Elvis Presley.

Elvis sempre foi ensinado pelos seus pais a ser respeitoso com todos independente de cor, raça, religião ou sexo (algo raro principalmente no sul dos EUA onde há muito preconceito, principalmente com negros).

Em 1945 Elvis participou de um show de talentos na "Feira Mississipi-Alabama" conquistando o segundo lugar e ganhando 5 dólares e um passe para todas as atrações do parque. Na ocasião Elvis se apresentou cantando uma canção chamada "Old Shep", que narrava a história de um garoto que perdeu seu cãozinho e emocionou sua professora na escola que foi quem o incentivou a cantá-la no concurso.

No mesmo ano seu pai comprou seu primeiro violão para ele aprender (não sei se foi uma recompensa ou se o papi viu que Elvis tinha talento).

Quando Elvis ficou um pouco mais velho trabalhou em diversas atividades para ajudar com as despesas em casa, sendo por exemplo lanterninha no cinema e após terminar o secundário começou a trabalhar de caminhoneiro.

Durante seu tempo livre Elvis praticava alguns acordes em seu violão, preferindo tocar em lugares escuros, como o porão de sua casa, tendo diversas influências musicais, como o country, a música gospel (ouvida na Igreja Evangélica que ele frequentava), ópera, R&B (seria um Blues mais rápido com influências de Jazz, predecessor do rock n' roll).

Em 1953 o jovem rapaz decidiu entrar em um estúdio amador para gravar um disco com algumas músicas para dar para sua mãe de presente de aniversário e o dono do estúdio acabou ficando impressionado com a voz do rapaz ali e Sam Phillips, dono da Sun Records, logo quis assinar um contrato para gravar um disco com Elvis Presley.

Em 1954 o primeiro EP de Elvis é gravado, contendo músicas como "Take", e duas covers de sucesso a primeira "Blue Moon of Kentucky" que foi acelerada assim como "That's All Right Mama", sendo consideradas como uma das primeiras músicas de rockabilly (um dos primeiros gêneros do rock n' roll, algo dançante, rápido e contagiante que você sempre vai mexer os pés, ou a cabeça ou qualquer coisa, mas não fica paradão). As duas músicas foram executadas pela primeira vez em 7 de julho daquele mesmo ano em uma rádio em Memphis sendo um sucesso imediato e levando Elvis a receber o convite para sua primeira entrevista como artista. Sua versão da música "Blue Moon of Kentucky" ficou em primeiro lugar nas paradas countrys e "That's All Right Mama" em quarto lugar, levando Elvis a um rápido sucesso no país.

Elvis começou a fazer algumas apresentações pelo país uma mais bem sucedida que a outra acumulando cada vez um número maior de fãs que viam um rapaz com uma grande voz cantando e "rebolando" com sua guitarra o que desagradava muito os mais conservadores que chegavam a considerar a dança de Elvis quase um atentado ao pudor.

Em 1955 seu primeiro disco de verdade foi lançado. Intitulado "The Sun Sessions" trazia as músicas do EP do ano anterior e fez um grande sucesso.

Em 1956 Elvis lança mais três discos, "Elvis Presley", "Elvis" e "Love Me Tender" (os dois primeiros tem um título de uma originalidade que se sente nos ossos). Os discos traziam músicas como "Heartbreak Hotel", "Hound Dog", "Tutti Frutti" e Love Me Tender"

Em 1956 Elvis com apenas 21 anos já era conhecido internacionalmente e considerado como o primeiro "megastar" de todos os tempos cativando fãs por onde passava. Mas com a fama também veio o preconceito. Como a maioria já sabe, os EUA tem um pequeno problema com a discriminação racial (até os dias de hoje esse problema existe, mas 60 anos atrás era muito pior). Elvis era discriminado pelos "negros" que consideravam que nenhum "branco" devia tocar e cantar músicas baseadas em sua cultura como era o  R&B e muito menos fazer sucesso com essas músicas, pois assim ele estava roubando o que era de "direito" dos negros. Já os "brancos" consideravam que nenhum "branco" devia se rebaixar e se apresentar com músicas de negros que não eram boas o suficiente para os "burgueses brancos", e para piorar tudo Elvis ainda era considerado por muitos como um "caipira" (o sul dos EUA, onde se localiza a cidade natal de Elvis, seria a área rural, por assim dizer, então nos EUA os caipiras teoricamente vem do sul) que ia contra todo um sistema já imposto.

Enquanto isso Elvis continuava com suas apresentações "polêmicas" sendo que em alguns programas de televisão em que ele apareceu a gravação ficou o tempo todo de sua cintura para cima, para não mostrar uma "obscenidade" como a dança dele (imagine esses conservadores vendo o carnaval brasileiro de hoje pela televisão kkkkk).

Em 1956 Elvis também gravou uma cena da música "Blue Suede Shoes" como teste para a FOX sendo uma das primeiras gravações em cores da história para o filme "Love me Tender", mas a gravação acabou arquivada e só foi disponibilizada em 1980 (quem quiser ver tem no site do Youtube, apenas digite Blue Suede Shoes e procure a gravação em cores. This is history baby).

Ainda em 1956 Elvis fez um show em Dallas, reunindo cerca de 27 mil pessoas em um show (algo raro para bandas e praticamente impossível para artistas solo naquela época).

Durante uma gravação do programa de Ed Sullivan, Elvis tocou , contra a vontade do apresentador, a música gospel favorita de sua mãe, chamada "Peace in the Valley" levando Elvis a gravação de seu primeiro álbum de música gospel.

Em 1957 Elvis adquire sua famosa mansão, Graceland, que seria sua casa até o fim de sua vida e lança uma música que seria um marco na história do rock (tanto a música como seu clip), a música era nada mais nada menos que "Jailhouse Rock".

Além disso ainda em 1957 Elvis lançou os discos "Loving You", "Jailhouse Rock" e "Elvis Christmas Album".

Em 1958 dois fatos importantes marcam a vida do rei do rock, primeiro sua convocação ao exército, que poderia ter sido facilmente rejeitada, mas seu empresário achou que seria uma boa forma de marketing e acabou aproveitando a situação. O segundo fato foi a morte de sua mãe, Gladys, que sempre foi muito presente em sua vida e que acabou transformando pra sempre a vida pessoal de Elvis, sendo que muitos dizem que ele nunca mais foi o mesmo depois dessa perda.

Elvis permaneceu no exército até 1960 atingindo a patente de sargento em 20 de janeiro daquele mesmo ano e deixando o exército logo em seguida.

Em março daquele ano Elvis aceita participar do programa "The Frank Sinatra Show" realizando então uma de suas melhores performances televisivas e naquele mesmo ano decide lançar outro álbum gospel, como uma forma de homenagem para sua mãe, contrariando seu empresário e gravadora, que acabou fazendo muito sucesso (Elvis tinha praticamente o toque de Midas, ou seja, tudo que ele tocava virava ouro, então acredito que qualquer coisa que ele gravasse iria fazer sucesso).

Naquele ano Elvis mais uma vez apelou e lançou alguns discos, sendo eles "Elvis Get Back!", "G.I. Blues" e "His Hand Is Mine".

Em 1961 Elvis se apresentou no Hawaii em um show beneficente, realizando uma de suas apresentações mais memoráveis de acordo com seus fãs, críticos e admiradores.

Nesse ano de 1961 Elvis lançou "apenas" dois discos, "Blue Hawaii" e "Something for Everybody".

Em 1962 veio mais 4 álbuns do Rei do Rock, "Follow the Dream", "Pot Luck", "Kid Galahad" e "Girls! Girls! Girls!".

Em 1963 "It Happened at the World's Fair" e "Fun Acapulco".

Em 1964 "Viva Las Vegas", "Kissin' Cousins" e "Roustabout".

Durante esse início da década de 1960 foi o período em que Elvis atuou em seus principais filmes, sendo o mais elogiado o filme de 1964 "Viva Las Vegas", sendo que Elvis era muito elogiado pela crítica como um bom ator, mas a mesma crítica dizia que os filmes e roteiros em si eram fracos.

Em 1965 aconteceu talvez o maior encontro entre artistas de todos os tempos (pena que não se tenha nenhuma gravação deste encontro), onde os Beatles foram ate Graceland se encontrar com Elvis Presley. Depois quando questionados os garotos afirmaram que o único que chegou a tocar um pouco com Elvis foi John Lennon e Ringo afirmou ter jogado um pouco de futebol com o Rei do Rock (sem palavras).

Talvez inspirado pelo encontro com os garotos de Liverpool, Elvis nesse ano lançou mais quatro álbuns: "Girl Happy", "Tickle Me", "Elvis For Everyone" e "Harum Scarum".

Em 1966: "Frankie and Johnny", "Paradise, Hawaiian Style" e "Spinout".

Em 1967 veio o álbum que trazia uma grande mudança por parte de Elvis que mostrava um amadurecimento vocal ainda maior e uma qualidade sonora que todos elogiavam, sendo fãs ou não. Essa mudança veio com o lançamento de mais um álbum gospel, intitulado "How Great Thou Art" que é um dos discos mais elogiados de Elvis Presley e fez um enorme sucesso (sem brincadeira, com Elvis Presley até eu ouço música gospel e se "der bobeira" eu canto junto kkk).

Ainda em 1967: "Easy Come, Easy Go", "Double Trouble" e "Clambake".

1968 foi o ano em que Elvis gravou para a televisão o "Elvis NBC TV Special" que é considerado como o primeiro acústico da história e que inclusive teve algumas cenas cortadas pela censura da época (eu dou muita risada com essa censura da época quando comparo o que acontece hoje hehehe). Além disso os EUA passava por uma de suas piores fases de racismo já que Martin Luther King havia sido assassinado poucos meses antes e Elvis mais uma vez surpreendeu ao aparecer na apresentação com um grupo chamado "The Blossoms" que era o grupo de backing vocal, por assim dizer, formado por três mulheres negras. O show foi um tremendo sucesso e trazia além de sucessos dos anos 50 e 60 trazia algumas músicas novas também, como "Tiger Man", "What You Want Me To Do", "Saved" e outras mais.

O álbum "Speedway" e "Elvis Sings Flaming Star" também foram lançados em 1968.

Em 1969 Elvis decide voltar a fazer apresentações, depois de 8 anos sem se apresentar para um público, voltando por vontade própria para as apresentações. Com sua volta aos palcos ele consegue mais uma vez a aclamação da crítica agora pelo seu amadurecimento nos palcos, sua qualidade vocal, suas roupas extravagantes (nessa época Elvis começou a usar as roupas que seriam imortalizadas, principalmente pelos seus famosos imitadores). Nesse ano Elvis lançou três de suas músicas que seriam sucesso no mundo todo ( e eu particularmente considero como uma das melhores de sua carreira), sendo elas "Suspicious Mind", "In the Ghetto" e "Don't Cry Daddy".

Dois álbuns vieram nesse ano "From Elvis in Memphis" e "From Memphis to Vegas" onde foram lançadas as músicas mencionadas anteriormente.

Em 1970 Elvis fez 6 apresentações no Astrodome em Houston, sendo que na quarta apresentação conseguiu reunir 46.000 pagantes na platéia (esse número é praticamente impensável em uma apresentação do início da década de 1970, da-lhe Elvis).

Ainda em 1970 Elvis se encontrou com o presidente da América, Richard Nixon para "tomar um cafézinho" e discutir sobre a campanha contra o uso de drogas (foi falar com a pessoa certinha, um exemplo nesse campo). Em 1971 Elvis ganhou o "prêmio" de uma das 10 pessoas mais importantes da América no ano de 1970 e o Grammy Lifetime Achievement Award (seria um prêmio por toda sua contribuição à música até então).

Elvis voltou a sua rotina de quatro álbuns em um ano em 1970, lançando: "Let's Be Friends", "On Stage", "Almost in Love" e "Elvis That's the Way It Is".

Em 1971 vieram os álbuns "Elvis Country", "Love Letters from Elvis" e "Elvis Sings the Wonderful World of Christmas".

Em 1972 Elvis fez quatro apresentações no Madson Square Garden e levou até mesmo os críticos ao delírio, tendo na platéia personagens da música como Eric Clapton, John Lennon e David Bowie, fazendo apresentações que ficariam na história (sendo também as únicas apresentações do Rei em Nova York). No mesmo ano Elvis lançou mais um sucesso, "Burning Love" que estreou em primeiro lugar nas paradas do mundo todo. Mesmo com todo esse sucesso 1972 marcou o ano do divórcio de Elvis e alguns problemas pessoais, que obviamente não interferiram em suas performances geniais.

As apresentações no Madison Square Garden acabaram rendendo um álbum intitulado "Elvis as Recorded
at Madison Square Garden", além dos álbuns "Elvis Now" e "He Touched Me" (é o nome do álbum e não uma denúncia de assédio sexual).

Em 14 de janeiro de 1973 Elvis se apresentou novamente no Hawaii tendo essa apresentação transmitida para o mundo todo via satélite (a primeira transmissão televisiva da história), passando inclusive no Brasil pela Rede Tupi. Esse show, intitulado "Aloha From Hawaii" teve uma audiência maior do que a ida do homem à Lua,e estima-se que cerca de 1,5 bilhões de pessoas assistiram ao show. O disco lançado com a gravação do show rapidamente chegou a 1 milhão de cópias também (simples assim).

Em 1973 além do álbum "Aloha From Hawaii" que não é necessário dizer mais nada também teve os álbuns "Elvis" (alguém avisa que esse nome já teve lá no início da carreira kkk) e "Raised in Rock"

Elvis continuou com sua série de shows surpreendentes, tendo algumas bandas "iniciantes" prestigiando seus shows como uns garotos de uma banda de rock chamada Led Zeppelin.

1974: "Good Times" e "Elvis as Recorded Live on Stage in Memphis".

Em 1975 mais uma quebra de recorde, tendo cerca de 62  mil pessoas na platéia em um show em Los Angeles.

Ainda em 1975 Elvis lança dois de seus mais bem sucedidos álbuns "Promise Land" e "Elvis Today", além de muitos considerarem esse ano como o ano em que Elvis realizou suas melhores performances nos palcos, tanto pela sua voz que chegava a alcançar 3 oitavas (para quem não entende muito de música, vou dar uma explicação mais teórica, isso é difícil pra caramba de fazer) e suas performances cada vez mais bem feitas e entusiasmantes, tendo de tudo um pouco.

No ano de 1976 Elvis continuou com seus shows, fazendo mais de 100 apresentações durante o ano e sempre levando todos ao delírio (para variar) e dois álbuns "The Sun Sessions" e "From Elvis Presley Boulevard".

Já em 1977 Elvis continuou com seus shows, mas agora estava visivelmente desgastado e com sua saúde debilitada, mas mesmo assim não deixando nada a desejar em suas apresentações. Sua última apresentação aconteceu em 21 de junho de 1977 em Los Angeles e com Elvis Presley ao piano.

Em 1977 foi lançado o último álbum com Elvis Presley ainda vivo, intitulado "Moody Blue" e em outubro o álbum "Elvis in Concert".

No dia 16 de agosto de 1977 Elvis Aaron Presley foi encontrado morto no banheiro de sua suíte em Graceland, por sua namorada na época e os médicos constataram que a morte ocorreu por um colapso fulminante associado a disfunção cardíaca (ou seja, abusou de drogas e principalmente medicamentos que o levaram a um ataque cardíaco). Seu médico acabou sendo indiciado pelo tratamento que passou a Elvis, mas acabou sendo absolvido algum tempo depois (lembram de algum outro rei da música com uma notícia dessa?).

A morte de Elvis acabou comovendo o mundo todo e em Memphis as linhas acabaram tão congestionadas que a companhia telefônica pediu para que ninguém fizesse ligações que não fossem extremamente necessárias, as floriculturas venderam todas as flores em estoque e a multidão se amontoou primeiro em frente a mansão do cantor e depois em seu velório.

Sinceramente devo admitir que nunca sei muito bem como terminar as histórias aqui, mas dessa vez realmente não há o que dizer, Elvis é o Rei do Rock, seja pela sua ousadia, pela sua voz ou qualquer outra coisa que vocês quiserem. Elvis é o artista que já vendeu mais de um bilhão de discos (1.000.000.000) e teve cerca de 1,5 bilhões de espectadores em um show televisionado em 1974. Não há o que falar além do velho clichê que é mais do que verdadeiro. Elvis não morreu.




Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .