[História do Rock #11] AC/DC


Hoje temos uma banda de "machões" no História do Rock. Bom pelo menos sempre foram considerados assim devido às letras e sonoridades de suas músicas, os gentis senhores da terra dos cangurus que conquistaram o mundo todo e têm um recorde bastante interessante na sua lista de feitos. O História do Rock tem o prazer de apresentar hoje o AC/DC.

Para começar, devo dizer que Angus e Malcolm Young não são australianos e sim escoceses, nascidos na Escócia (aaaaa vá!), se mudaram para a Austrália em 1963 com a família.

Os dois aprenderam a tocar guitarra com seu irmão mais velho, George Young que tinha uma banda chamada "Easybeats", fazendo um considerável sucesso na Austrália e ensinava os irmãos entre uma apresentação e outra.

Depois de os dois formarem diversas bandas e integrarem outras tantas, eles decidiram formar sua própria banda de rock.

O nome AC/DC foi sugerido por Angus, que havia visto essa sigla na parte de trás da máquina de costura de sua mãe (o significado da sigla em português é corrente alternada/ corrente contínua, e por isso é um "raio" que faz a separação no nome da banda).

A banda foi formada em 1973 com Angus e Malcolm nas guitarras, Larry Van Knedt no baixo, Colin Burguess na bateria e Dave Evans como vocalista.

Na época Angus Young ainda estava na escola e por isso muitas vezes aparecia nos ensaios com o uniforme da escola, já que ele vinha direto de lá. Por sugestão de alguém ele adotou aquele uniforme "ridículo" como seu "uniforme na banda" (parece que quanto mais idiota uma ideia mais chance de dar certo ela tem kkkkk).

Os garotos começaram a fazer algumas apresentações pela Austrália e depois de diversas mudanças (acreditem foram muitas e nem vou falar o nome de todos que passaram) a banda gravou seu primeiro single intitulado "Can I Sit Next To You Girl?" (no youtube tem a versão original dessa música com Dave Evans no vocal, para quem quiser ver a diferença que um vocalista pode fazer em uma banda. É quase como se fosse uma outra banda, mas ainda assim a música é boa).

Os rapazes que achavam que Evans estava se tornando muito glam (para quem não sabe, glam é aquele estilo em que os rapazes meio que "soltam a franga" e usam maquiagem "pesada", roupas de mulher e etc. Um bom exemplo de glam é a banda Twisted Sister). Para seu lugar foi chamado Bon Scott com seu vocal agudo e "gritado" que seria o "som" que marcaria a banda (obviamente além dos riffs de Angus Young), que sendo a escolha mais óbvia já que ele o motorista da banda também (hehehe WTF?).

Em 1975 a banda finalmente consegue fixar uma formação com Phill Rud na bateria e Mark Evans no contrabaixo a banda finalmente lança seu primeiro álbum (apenas na Austrália), intitulado "High Voltage" que foi gravado em 10 dias pela banda (toma Axl Rose que enrolou 18 anos pra lançar o álbum do Guns kkkkk).

O famoso álbum "T.N.T" foi lançado também em 1975, também apenas na Austrália e tinha músicas que virariam sucesso da banda como "It's a Long Way To the Top (If You Wanna Rock n' Roll)", "T.N.T" e "High Voltage" (a música "High Voltage" não estava no álbum original "High Voltage"). O álbum "High Voltage" foi re-lançado em 1976 na versão internacional e era uma "compilação" dos dois primeiros álbuns australianos da banda.

Em 1976 a banda lança também seu álbum "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", que foi lançado primeiro na Austrália também e só depois na versão internacional.

Em 1977 o álbum "Let There Be Rock" é lançado e com ele a música "Whole Lotta Rosie" que é  um dos maiores sucessos da banda e até hoje em dia é uma das músicas na setlist dos shows da banda. O álbum acaba fazendo muito sucesso na América e Europa  levando o sucesso do AC/DC para terras além da Austrália e Nova Zelândia.

Durante a turnê da banda nesse ano houve um pequeno desentendimento entre Angus e Mark que acabaram trocando alguns socos nada amigáveis por causa de uma mulher. A briga acabou resultando na expulsão de Mark da banda e para seu lugar foi chamado Cliff Williams que é até hoje o baixista da banda (viva as brigas).

Em 1978 o álbum "Powerage" acabou sendo muito elogiado como seus antecessores e preparando o público para o que viria em seguida. Ainda em 1978 a banda lança também o álbum ao vivo "If You Want Blood... You've Got It" que foi gravado à partir de fitas cassetes de seus shows.

Sim, finalmente 1979 o ano em que a banda foi elevada a um novo nível de sucesso e reconhecimento em sua carreira, além é claro das acusações do povo religioso. Nesse ano a banda lança seu álbum "Highway to Hell" ("Estrada para o Inferno"), que foi uma espécie de brincadeira da banda com a música "Stairway to Heaven", ("Escada para o Paraíso") da banda Led Zeppelin que fazia muito sucesso na época (e pelo nome acredito que já está auto-explicado o porque das acusações do povo religioso). Além da qualidade do álbum, com músicas como "Highway to Hell", "Touch Too Much" e "Shot Down in Flames", a banda que era acusada de ter feito um pacto com o demônio (não entendo as acusações kkk) ganhou um pouco de "divulgação gratuita", isso porque na época um famoso assassino chamado de Night Crawler foi capturado e admitiu ser fã da banda (até os assassinos tem bom gosto e nossas crianças ouvindo funk hoje em dia). O álbum alcançou a 17ª posição na Billboard norte-americana e a banda mostrava que isso ainda iria melhorar muito.

Em 1980 (mais precisamente 20 de fevereiro) o vocalista Bon Scott foi achado morto no banco de trás do carro de um amigo. A versão oficial diz que Bon acabou morrendo por ter se afogado no seu próprio vômito (depois de uma noite de bebedeira) e a noite fria combinada com seu problema de asma não o ajudaram muito. Bon Scott morreu aos 34 anos de idade e já chegou a ser eleito como o 5º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos, além de sua grande influência seja como compositor, vocalista ou presença de palco para os mais jovens.

A banda estava chocada pela perda repentina de seu vocalista, assim como os fãs que não conseguiam acreditar que aquilo havia acontecido. Por um tempo os integrantes chegaram a cogitar a ideia de desfazer a banda, mas em memória de Bon decidiram continuar com a banda e para seu lugar foi chamado Brian Johnson (como esses caras conseguem achar quem cante com uma voz aguda dessas duas vezes?).

Mesmo com 15 músicas já prontas e a maioria tendo como autor ou co-autor Bon Scott a banda decide escrever músicas novas para o novo álbum, já que eles não achavam certo alguém cantando e gravando assim as músicas de Bon Scott.

O resultado foi apresentado ainda em 1980 com o álbum "Back in Black" que tinha a capa preta como uma forma de luto por Bon Scott. É estimado que o álbum seja o 2º mais vendido da história no mundo todo, com cerca de 50 milhões de cópias vendidas, ficando atrás apenas de "Thriller" de Michael Jackson com mais de 100 milhões de cópias vendidas). O álbum trazia sucessos como "Back in Black", "You Shook Me All Night Long", "Hells Bells" e "Shoot to Thrill". O álbum ficou no Top 10 dos mais vendidos nos EUA durante "apenas" 131 semanas. A banda era então uma das maiores e mais famosas banda de rock do momento então.

A banda depois de desfrutar do sucesso e fazer turnês de divulgação volta a gravar um álbum em 1981, intitulado "For Those About Rock - We Salute You" e indo no embalo de "Back in Black" o álbum atinge a primeira posição na Billboard americana.

Mais uma troca de socos dentro da banda, dessa vez entre Malcolm e Phill que estava usando cada vez mais drogas e álcool, o que não agradava aos membros da banda, resultando em uma briga e duas horas depois a "demissão" de Phill da banda. Para seu lugar foi chamado Simon Wright em 1983.

O álbum "Flick of the Switch" foi gravado e lançado em 1983 e acabou fazendo um sucesso muito menor, tanto em vendas como com a crítica que disse que a banda estava simplesmente repetindo seus trabalhos anteriores, sem criatividade alguma (e tem gente que ainda não sabe por que eu não gosto dos críticos). Em 1985 o mesmo acontece com o álbum "Fly on the Wall" que também não foi muito bem recebido e teve pouca vendagem. Nessa época Simon Wright deixa a banda para ir tocar com Ronnie James Dio que era seu grande ídolo (simples assim). Para ocupar as baquetas foi chamado o baterista Chris Slade.

O sucesso da banda começou a "voltar" em 1986 quando a banda lançou o álbum "Who Made Who" que nada mais era do que a trilha sonora para o filme Maximun Overdrive de Stephen King que é fã assumido da banda (além de ser um grande escritor tem esse bom gosto). O álbum era uma coletânea de músicas escolhidas por King para o filme e trazia as músicas inéditas "Who Made Who" e duas instrumentais "Chase the Ace" e "D.T.".

Em 1988 a banda lança o álbum "Blow Up Your Video" que trouxe o sucesso comercial de volta ao  AC/DC, sendo que este álbum sozinho vendeu mais do que seus dois álbuns anteriores juntos e ficou em 2º lugar nas paradas do Reino Unido.

O álbum Razor's Edge foi a confirmação de que o bom e velho AC/DC estava de volta. Lançado em 1990 o álbum foi novamente um sucesso e trazia canções como "Thunderstruck", "Moneytalks" e "Are You Ready". As músicas desse álbum foram todas escritas pelos irmãos Young, já que Brian Johnson estava ocupado cuidado de seu divórcio e como todos sabem um baterista dificilmente participa das composições (sacanagem com os bateristas kkkk).

Em 1991 foi gravado o show em Donington que é considerado um dos melhores shows da história da banda e do rock em si. O show contou com 18 músicas e foi gravado com 26 câmeras diferentes, incluindo uma sobrevoando o local do show com um helicóptero.

Em 1992 a banda atende aos pedidos dos fãs e lança o primeiro álbum ao vivo desde a chegada de Brian Johnson a banda e o segundo da banda. O álbum "AC/DC Live" reúne diversos shows diferentes da turnê do álbum "Razor's Edge" e foi um grande sucesso.

Em 1995 a banda anuncia a volta de Phill Rudd a banda para o delírio dos fãs que veriam novamente a formação de 1980 do sucesso "Back in Black". O resultado dessa reunião da banda foi o álbum "Ballbraker" que trazia músicas como "Hard as Rock" e "Hail Caesar". O álbum inclusive foi indicado ao Grammy de melhor álbum de metal do ano (não entendo a insistência desse povo de classificar AC/DC como metal. A banda é um rock mais pesado, mas nem por isso é metal).

Em 1997 a banda lança um box com quatro álbuns, sendo uma versão remasterizada de "Back in Black", o "Volts", "Live From Atlantic Studios" e "Let There Be Rock: The Movie" que é um álbum duplo gravado em um show em Paris.

"Stiff Upper Lip" foi lançado em 2000 e ficou em 7º lugar nas paradas norte-americanas, sendo até mesmo mais bem recebido do que o seu antecessor "Ballbreaker".

Em 2002 a banda assina um contrato com a Sony Music para o re-lançamento de todos os seus álbuns até então, sendo remasterizados e lançados junto à um livreto com fotos raras e etc. Todos os álbuns foram lançados em 2002 a não ser "Ballbreaker" (que foi re-lançado em 2005) e "Stiff Upper Lip" (re-lançado em 2007).

Em 2003 a banda tocou no festival Molson Canadian Rocks for Toronto, assim como Rolling Stones, Rush e outros  e reúne no festival cerca de 450 mil pessoas, sendo considerado um dos maiores públicos na história.

No mesmo ano a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame (mais do que merecido).

Fato Interessante: Em 2004 uma rua em Melbourne chamda Corporation Lane foi renomeada para ACDC Lane.

Outro Fato Interessante: Em 2007 foi lançado o "AC/DC Live: Rock Band Track Pack" que é um jogo de video game que através de controles com o formato de instrumentos simula um show. As músicas tiradas para o jogo são do show em Donington Park na Inglaterra, com suas 18 músicas.

Depois de 8 anos de espera a banda finalmente lança seu 15º álbum de estúdio. Intitulado "Black Ice",o álbum foi lançado em agosto de 2008 e estreou em 1º lugar nas paradas de 29 países e foi o segundo álbum mais vendido do mundo no ano de 2008. O álbum trazia músicas como "Rock n' Roll Train" e "Black Ice".

Em 2010 a banda lançou o álbum com a trilha sonora para o filme "Iron Man 2", sendo uma espécie de coletânea das melhores músicas da banda que foram escolhidas o filme.

No ano seguinte a banda lança seu DVD "Live at River Plate" com seus shows da turnê Black Ice Tour em apresentações na Argentina que foram assistidas por cerca de 200 mil pessoas nos dias 2, 4 e 6 de dezembro de 2009.

Atualmente os fãs da banda estão na expectativa de um possível lançamento de um novo álbum da banda que nesse ano de 2013 completa 40 anos.

Não há o que dizer dessa banda, além do fato de que eles simplesmente mudaram a história do rock e são uma das maiores influências para qualquer banda de rock, principalmente pela sua descontração e os sons marcantes que fazem história já a 40 anos e que serve como referência para tantos que vieram depois deles.


Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .