[História do Rock #15] Led Zeppelin


15 semanas de puro rock n' roll baby, 15 semanas com meus trocadilhos sem graça e 15 bandas diferentes que fizeram e fazem do rock o que ele é hoje. Como não poderia faltar vamos falar de uma das bandas mais conhecidas e influentes de toda a história do rock que mudou o rumo desse estilo musical. Hoje vamos falar dos ingleses da banda Led Zeppelin.

Tudo começou quando James Patrick Page Jr. se tornou um músico de estúdio, ou seja, ele era contratado pelas bandas para gravar as faixas adicionais de guitarra em suas músicas, chegando a gravar com bandas como Rolling Stones e The Who. Em 1966 já era um dos guitarristas mais solicitados do Reino Unido para gravações e foi chamado para a banda The Yardbirds em sua fase final tocando entre os anos de 1966 e 1968 com a lendária banda que já tinha tido guitarristas como Eric Clapton e Jeff Beck. Os membros da banda viviam discutindo e brigando o que levou a banda ao seu final, mas apenas despertou ainda mais o interesse do jovem James Patrick Page Jr., conhecido como Jimmy Page, em formar uma banda que ficasse na história.

Em 1968, depois do fim dos Yardbirds, Jimmy começa a procurar os músicos que seriam os integrantes de sua nova banda e convida seu amigo Terry Reid que recusou a oferta mas indicou um certo Robert Plant que na época era vocalista da banda Band of Joy (não, não era uma banda de músicas infantis). Após assistir um show da banda Jimmy não perde tempo em convidar aquele incrível vocalista para sua nova banda e Robert Plant acaba aceitando e indica o baterista John Bonham que já havia tocado na Band of Joy junto com Plant. A última peça do grupo foi John Paul Jones que ao saber do projeto de Page por um anúncio em uma revista ligou para ele para tentar entrar para a banda e Jimmy Page que já conhecia o baixista/tecladista da sua época de músico de estúdio aceitou o último mas não menos importante membro do grupo que se tornaria lendário.

Fato interessante: A banda nessa época ainda se chamava New Yardbirds (originalidade hein Page), mas isso não agradava muito ao grupo como nome (era algo provisório), até que Keith Moon, guitarrista da banda The Who, falou que a banda tinha um som pesado mas parecia voar e sugeriu o nome Lead Zeppelin (Zeppelin era o nome de um dirigível e Lead é algo coberto de chumbo, sendo assim um dirigível de chumbo). Mais tarde a banda mudou Lead para Led para evitar a pronúncia errada do nome da banda (que era chamada de "Lid Zeppelin" por muitos).

A banda que depois de algum tempo de ensaio começou a fazer suas primeiras turnês pelo Reino Unido e Estados Unidos logo começou a impressionar a todos com suas músicas, os solos de Page, o vocal marcante de Plant, a percussão e seus solos e a condução inconfundível do baixo logo começaram a acumular fãs em todos os shows que faziam até que em 1969 a banda finalmente grava seu primeiro LP, auto intitulado "Led Zeppelin" trazia músicas como "Dazed and Confused" onde Jimmy Page tocava sua guitarra com um arco de violino (dorgas!) e mesmo com críticas negativas dos críticos da época agradou muito os fãs e donos de rádios fazendo o álbum ficar na Billboard 200 por 73 semanas e 79 semanas nas paradas britânicas, marcando o início do sucesso da banda que ja começava a ser aclamada por seu som original e pouco previsível por muitos fãs. A turnê que se seguiu ao álbum começou com a banda abrindo os shows para bandas maiores e terminando como a atração principal por onde passavam.

A banda sem parar com seus shows grava e lança seu segundo álbum ainda em 1969, intitulado de "Led Zeppelin II" que trazia sucessos como "Whole Lotta Love" que foi o primeiro grande hit da banda, "Ramble On" e "Moby Dick" que era uma música apenas instrumental (e que música senhoras e senhores). O álbum foi um sucesso ainda maior que o primeiro álbum da banda e ficou em primeiro lugar nas paradas americanas, inglesas e boa parte do resto do mundo, além de fazer a banda ser aceita pela crítica e desbancar os Beatles em sua terra natal e é considerado por muitos como o ponto de partida para o que seria futuramente o Heavy Metal, mesmo que a banda diga que não é uma banda de metal e sim rock n' roll (isso é o de menos, o que importa é que é Led Zeppelin).

Nessa época também a banda já fazia shows com cerca de 4 horas de duração que incluíam músicas suas, improvisos sensacionais e muita energia que empolgava a todos (você pode até pagar caro pelo ingresso mas vai ter música até não aguentar mais).

O ano de 1969 terminou com dois álbuns, quatro turnês e um sucesso já consolidado para a banda inglesa que acabou tirando pequenas férias em 1970 para começarem a trabalhar em suas composições para o novo álbum.

Em 1970 a banda voltou com seu novo álbum o "Led Zeppelin III" que ao contrário dos álbuns anteriores trazia um som mais "acústico" e com influências em músicas celtas e folk. Essa mudança na sonoridade do som da banda acabou não agradando muito aos fãs e aos críticos fazendo o álbum ser o de menor vendagem da banda até então. Mesmo assim o álbum "mais fraco" da banda trouxe a música "Immigrant Song" que como single nos EUA ficou na parada das vinte melhores músicas da Billboard.

Fato interessante: A banda era contra o lançamento de singles por achar que uma música completava a outra em seus álbuns e elas não deveriam ser ouvidas separadamente. Mesmo assim diversas vezes, contra a vontade da banda, foram lançados singles de suas músicas, principalmente nos EUA e sempre tiveram excelentes vendas.

Na turnê de 1970 as histórias sobre a destruição de seus quartos de hóteis começaram a surgir, como aparelhos de TV sendo atirados pela janela, "devassidão" (achei essa palavra muito boa e tive que usar hehehe), destruição de quartos e inclusive uma história de John Bonham pilotando uma motocicleta pelos corredores do Riot House, o que fez que alguns hotéis não aceitassem a presença ilustre da banda em seus estabelecimentos durante as turnês.

O quarto álbum da banda foi uma resposta aos críticos que falavam que a banda tinha perdido algo em seu terceiro álbum. O novo álbum da banda foi lançado em 1971 e não tinha nome e por isso é conhecido como "Led Zeppelin IV", "Four Symbols" ou "ZoSo" e é considerado pela maior parte dos fãs (inclusive eu) como o melhor álbum da banda e não é para menos já que o álbum trazia músicas como "Stairway to Heaven", que mistura o acústico com o peso já conhecido do Led Zeppelin e sendo considerada a música mais pedida de rock nas rádios do mundo, além de ser inconfundível e ter, na minha opinião, o dedilhado mais marcante de todos os tempos da música. Além disso o álbum ainda trazia as músicas "Rock n' Roll" que se tornou a faixa de abertura de todos os shows da banda e "Black Dog" que é simplesmente épica também. Com todos esses sucesso não é para menos que a banda atingiu o status de maior banda do planeta na época e um dos álbuns mais vendidos da história com mais de 37 milhões de cópias.

Fato interessante:  Artistas como Axl Rose e Slash do Guns n Roses, Freddie Mercury do Queen, Madonna e Adele já declararam que o álbum Led Zeppelin IV foi marcante em suas vidas. Axl disse que esse foi o primeiro álbum que ele comprou com seu próprio dinheiro e Slash tocava algumas das músicas desse álbum em festas no começo da carreira. Freddie Mercury disse que sua música "Bohemian Rhapsody" foi composta enquanto ele ouvia o álbum, principalmente "Stairway to Heaven". Madonna afirmou que esse era o único álbum que ela ouvia em 1971 e Adele disse que esse foi o álbum de rock que ela mais ouviu durante a infância (Oh yeah baby, Rock Rules).

Outros fatos interessante: O álbum já foi considerado na lista da Calçada da Fama do Rock n' Roll como o quarto álbum na lista dos 200 definitivos do Rock e a revista Classic Rock elegeu ele em primeiro lugar na lista dos 100 melhores álbuns de rock de todos os tempos, além de estar na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Rolling Stones. Em 2000 um levantamento feito apontou que a música "Stairway to Heaven" já havia sido executada mais de três milhões de vezes só nas rádios norte-americanas.

A banda desfrutava a sensação de ser a maior banda do mundo e seus shows eram épicos, com ingressos sempre esgotados e milhares de pessoas querendo ver aquela banda sensacional.

O próximo álbum da banda foi "Houses of the Holy" de 1973 (e finalmente um álbum com nome!) o álbum acabou desapontando muitos dos fãs que achavam que o álbum traria mais sucessos como o anterior (não é assim também que funciona né minha gente). O álbum trazia influências do soul e reggae como nas músicas "D'yer Mak'er" (a pronúncia é a mesma de Jamaica em inglês) e "The Crunge" é uma homenagem a James Brown. Mesmo sem tanto sucesso como o álbum anterior a banda ainda liderava diversas paradas com seu novo álbum e lotava estádios em seus shows.

Em 1973 a banda quebra o recorde de público em um show (recorde esse que pertencia aos seus conterrâneos, os Beatles), fazendo um show para 56.800 fãs na Flórida. Além disso fizeram três shows com ingressos esgotados no Madison Square Garden em Nova Iorque, foi filmado e lançado em 1976 com o nome "The Song Remains the Same", um verdadeiro show (literalmente né).

A banda volta para estúdio em 1975 com o álbum duplo "Physical Graffiti", tendo o principal destaque na música "Kashmir" que também virou marca registrada da banda nos shows. O álbum conseguiu 16 álbuns de platina (devido ao fato de ser um álbum duplo, se não seria 8). A banda na mesma época se apresentou em cinco noite na Earls Court Arena, que era a maior casa de show da Grã Bretanha, e em todas as noites esgotou os ingressos para seus shows.

Fato interessante: Depois de lançado o álbum todos os outros álbuns da banda voltaram a entrar para a lista da Billboard 200 dos mais vendidos nos EUA (isso é ser bom, aprendam).

Depois de pequenas férias forçadas devido a um acidente de carro com Robert Plant a banda volta a ativa em 1976 e lança o álbum "Presence" que marcava mais uma nova direção musical da banda que abandonava os seus conhecidos arranjos complexos devido a mudança que o cenário musical passava com o surgimento do punk. O álbum foi um grande sucesso de vendas atingindo o primeiro lugar em diversas paradas no mundo todo e ganhando álbum de platina nos EUA, mesmo sem ter nenhum grande clássico, tendo as músicas "Achilles Last Stand" e "Nobody's Fault But Mine"como os principais destaques.

Essa época também foi marcada por uma grande perda para Robert Plant, com a morte de seu filho por uma infecção estomacal o que levou ao cancelamento de diversos shows na turnê da banda.

No fim de 1976 finalmente é lançado o filme de "The Song Remains the Same" gravado ainda em 1973 e curiosamente algumas das músicas que estavam no álbum original não constam na gravação de vídeo e vice-versa devido a uma edição diferente (parabéns aos editores).

Fato interessante: No ano de 1977 a banda quebrou outro recorde de público em um show realizado em Detroit no Pontiac Silverdrome com um público total de 76.229 pagantes, tendo esse recorde registrado no Guinness World Records (conhecido também como Guinness Book).

Em 1978 veio o que seria o último álbum de estúdio do Led Zeppelin com todos os membros na "ativa", intitulado "In Through Out the Door" que alcançou novamente o topo das paradas nos EUA e Inglaterra mas com ainda mais experimentações e distanciação do som que os consagrou. Eles eram chamados de dinossauros pelos mais novos punks e começavam a a não conseguir tantos fãs novos, mantendo "apenas" a base de fãs formada nos anos dourados (como se isso fosse pouco). O principal destaque do álbum talvez tenha sido "All My Love" composta por Robert Plant em homenagem ao seu filho morto.

Fato interessante (mais um): A produção do álbum foi bastante controlada por John Paul Jones e Robert Plant o que levou a banda por outro caminho e não agradou muito Jimmy Page e John Bonham, sendo que Bonham chegou a comentar uma vez com Page que eles deveriam assumir o controle da banda no próximo álbum e gravar algo mais pesado para combater os punks que estavam surgindo (tranquem as portas e janelas por que os punks estão vindo).

Depois do lançamento do álbum a banda planejava sua nova turnê pelos EUA mas que acabou tendo que ser cancelada. John Bonham já vinha tendo problemas com a bebida a algum tempo, tendo inclusive um colapso durante um show (que a banda afirmou ter sido por ele ter comido muito. Aham sei). No dia 24 de outubro de 1980 Bonham que estava acompanhado de um assistente da banda começou o dia bem tomando já no café da manhã quatro vodcas duplas e um pedaço de presunto (porque uma refeição balanceada é tudo). E assim se passou o dia com mais "algumas" doses de outras coisas até que ele dormisse e fosse levado para seu quarto de hotel. À 1:45 da manhã do dia seguinte ele foi encontrado em sua cama morto e a autópsia revelou que não havia outras drogas em seu organismo, sendo declarada como causa da morte overdose de álcool (a lição que tiramos disso é que ele bebia muito mas era consciente e não misturava bebidas com drogas. Brincadeira crianças se for beber parem quando estiverem filosofando, vendo dobrado, sem equilíbrio, fazendo declarações a todos, chorando ou rindo em excesso e etc).

A grande perda logicamente abalou aos fãs e muito mais ao membros da banda que cancelaram todos os compromissos da banda e mesmo com especulações sobre quem seria o novo baterista a banda anunciou que não haveria novo baterista e a banda acabaria por ali. O comunicado foi feito no dia 4 de dezembro de 1980 e dizia que eles se sentiam como uma unidade e não poderiam continuar com um membro a menos do jeito que eram, assinando a declaração somente como Led Zeppelin e nada mais.

Em 1982 foi lançado um álbum póstumo da banda contendo canções que haviam sido descartadas anteriormente e foram re-editadas para o novo álbum e canções ao vivo,  intitulado de "Coda", conseguindo o certificado de platina nos EUA.

Fato interessante: Na teoria musical a Coda é um sinal gráfico que significa o final de determinado trecho da música, sendo escolhido pela banda como uma forma de mostrar que aquele seria o último álbum do Led Zeppelin com todos seus integrantes.

Os integrantes voltaram a se reunir junto com Tony Thompson e Phil Collins na bateria para tocar no festival Live Aid em 1985 e depois em 1988 junto com Jason Bonham (filho de John Bonham) para o aniversário de 40 anos da Atlantic Records.

Em 1990 foi lançada a coletânea "Led Zeppelin" que era composta por nada menos que quatro álbuns cheio de sucessos da banda e em 1993 foi lançada "Complete Studio Records" que era outra coletânea.

Em 1994 Page e Plant se reuniram para contribuir com a MTV Unplugged na série "No Quarter" deixando Jones bravo por ter sido deixado de fora.

Em 1997 foi lançado o "BBC Sessions" que era um álbum duplo com diversas gravações feitas pela banda para a BBC enquanto a banda ainda existia.

Em 2000 MAIS uma coletânea intitulada de "Latter Days: Best of Led Zeppelin" (os caras nem tinham tanta música assim pra tanta coletânea poxa).

Em 2003 foi lançado o DVD Led Zeppelin que mostrava seis horas de gravações ao vivo da banda sendo um dos  DVD's musicais mais vendidos da história com 520 mil apenas no primeiro ano. E ainda no mesmo ano foi lançado o álbum "How the West Was Won", sendo na verdade um álbum triplo feito com gravações da turnê de 1972 em Long Beach.

Em 2006 a banda foi homenageada ganhando o Polar Music Prize (uma forma de prêmio Nobel da música) que premia seus ganhadores com 1 milhão de coroas suecas (que não valem mais do que dinheiro) e que são escolhidos pela Academia Real Sueca de Música. Prêmio este que já foi ganho por músicos como Sir Paul McCartney, Sir Elton John e Gilberto Gil (então né, vai Brasil?).

Em 10 de setembro de 2007 a banda se reuniu novamente com Jason Bonham para uma apresentação em Londres que reuniu cerca de 20 mil pessoas e teve sua renda destinada a uma instituição que concede bolsas escolares no país. Eu particularmente me emocionei pra caramba ao ver os caras tocando os clássicos feitos quando eram jovens querendo mostrar sua arte ao mundo, é simplesmente indescritível para mim a sensação de ver aqueles caras tocando seus sucessos ainda hoje, com fãs velhos e jovens (como eu) e de uma forma que mesmo depois de já ter sido ouvida milhares de vezes consiga produzir um efeito assim. Isso é o rock.

No mesmo ano de 2007 a banda lançou sua coletânea "Mothership" que era formada por três discos e foi a primeira que teve todas as músicas selecionadas e re-masterizadas com a supervisão dos membros da banda.

Em 2012 foi lançado a gravação do concerto realizado em 2007 pela banda em forma de filme em diversos cinemas do mundo e como álbum intitulado "Celebration Day" (e bote celebração nisso, this is Led Zeppelin!).

E para esse lindo ano em que vivemos atualmente (isso se você estiver lendo isso em 2013, senão desconsidere a frase anterior) Jimmy Page já anunciou que provavelmente será lançada mais uma discografia da banda remasterizada e com cenas adicionais, partes cortadas, filmagens inéditas, etc, etc (aguardemos então).

Bom o que eu posso dizer mais para acabar a história de uma das bandas mais consagradas e importantes da história do rock? A única coisa que eu posso dizer é que mesmo que eles não façam mais músicas novas, mesmo que não estejam oficialmente na ativa os caras são eternos para qualquer um que goste um pouquinho de música e ainda depois de 45 anos de história as suas músicas com o som pesado e marcante ainda podem fazer qualquer um voar e voar bem alto. Esse é o balão de chumbo, esse é o Led Zeppelin.


Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .