[Livro] Orgulho e Preconceito e Zumbis, Jane Austen & Seth Grahame-Smith


Nunca lí o clássico da literatura inglesa que serviu como ponto de partida para nosso amigo Seth Grahame-Smith, que também é o autor de Dark Shadows [resenha], na criação desse mash up literário. Para quem não sabe mash up é quase um plágio disfarçado, ou seja, se copia boa parte da obra original e se adiciona algumas coisas diferentes. Quer uma analogia? Você tem o leite, mas acha que não está bom, então você põe achocolatado nele e fica uma delícia.

Como não li o leite, digo, o clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen, e como ela já não está mais entre nós, ou seja, não pode processar ou criticar nosso amigo cineasta/escritor, vou dar minha opinião sincera sobre o livro como se ele fosse uma criação original. E não um mash up. Não me crucifiquem, sei que ignorar a autora do livro original é sacanagem, mas eu não lí, então pra mim o livro dela está numa realidade paralela me esperando.

Voltando a versão moderna, confesso que comprei o livro porque a capa me atraiu e eu achei o título intrigante. A capa me atraiu porque tem um zumbi, o título também, então o livro não pode ser ruim. Claro que zumbis não são sinônimo de qualidade, mas são sinônimo de sangue, cérebros e fim do mundo, que são assuntos que me atraem.

O início da leitura foi interessante, as primeiras páginas fluíram bem, tudo era novo e a descrição dos costumes ingleses de dois séculos atrás me fizeram me interessar cada vez mais pela obra. A linguagem é bem rebuscada, o que me fez consultar uma entidade superior algumas vezes (Pai Dicio, o dicionário), mas uma rotina começou a se formar na narrativa me deixando cada vez mais desinteressado  apesar de ficar sempre na expectativa de algo surpreendente acontecer.

O livro conta a história de Elizabeth, uma das cinco filhas do Sr. e da Sra. Bennet, moradores do interior da Inglaterra. A família não é muito rica, mas vive bem em sua propriedade. A Inglaterra está no meio de uma epidemia, uma praga que traz os mortos a vida, e eles não hesitam em sair das sepulturas em busca de cérebros, as filhas dos Bennet são mestres nas artes mortais, estudaram na China com o Mestre Liu, e são basicamente matadoras oficiais dos "Filhos de Satã" na cidade a pedido do Rei.

Elizabeth é a que melhor domina as artes mortais, e é conhecida por isso. A história se desenrola com encontros sociais entre os Bennet e seus vizinhos, viagens as cidades próximas, encontros com zumbis sempre muito bem descritos (sendo que certa vez eles encontram até um bebê zumbi), e muita cerimônia, muito orgulho, e algum preconceito.

Lá pelo meio do livro há uma mudança brusca, o Sr. Darcy, conhecido da família Bennet de um Baile e até então pouco respeitado pela família e por Elizabeth que o considerava metido demais faz algo incrível que muda todo o rumo chato e "nos trilhos" do livro e o deixa extremamente interessante de novo.

Há quem diga que os zumbis só estão lá para trazer humor as passagens do livro, e essas tentativas são até visíveis quando o autor coloca os morto-vivos para comer couve-em-flor porque eles acreditam ter a aparência e a textura de cérebro. Convenhamos que imaginar centenas de zumbis atacando uma hortinha de couve-em-flor não é nada engraçado, e até eu, que não sou exímio conhecedor da aparência e textura de cérebros como são os alienados filhos de Satã, sei que o negócio é bem diferente de um couve-em-flor.

Apesar disso o humor ainda está presente, mas de uma maneira bem menos escancarada, os diálogos entre as moças, por exemplo, extremamente recatadas é hilário. Principalmente quando elas comentam sobre o volume nas "partes mais inglesas"  dos cavalheiros. (muuuitos risos)

Todo o livro é muito bem escrito e as descrições dos cenários e das personagens são realmente incríveis, não sei quanto tempo passei imaginando as grandes muralhas cercando Londres para salvar a cidade dos ataques dos mortos-vivos, os grandes banquetes incrivelmente formais ou até o lugar onde cremavam os zumbis ainda "vivos".

A história é extremamente envolvente e, para os amantes da cultura européia do passado como eu (sim, sempre quis viver em 1800) é um prato cheio de detalhes e muito bem apresentado. Sem dúvida nenhuma vale a leitura, apesar dos Zumbis estranhos.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .