[Filme] Sombras da Noite (2012)



Tim Burton não decepciona nunca, isto é um fato e "Sombras da Noite" é um belo exemplo disso. O estilo marcante do diretor está ali, tudo é diferente e tudo é belo. A escolha do elenco também não deixa a desejar em absolutamente nada, ele inclui Johnny Depp em sua oitava colaboração com o diretor e, claro, sua mulher Helena Bonham Carter, que também é figurinha carimbada em vários longas do mestre do cinema contemporâneo. Mas nomes como Michelle Pfeiffer e Eva Green também dão um boost a comédia fantasiosa de Burton.

O enredo, escrito por Seth Grahame-Smith (autor do livro Orgulho, Preconceito e Zumbis), é uma adaptação de um seriado britânico que esteve na TV entre 1966 e 1971. Mas é fácil perceber que a adaptação de mais de mil episódios para o cinema foi um sucesso. O filme tem uma vibe meio Sessão da Tarde, o que não é necessariamente ruim.

A história começa em 1760, quando Baranbas Collins (Johnny Depp), famoso por suas conquistas amarosas se apaixona por uma linda jovem, isso não agrada uma de suas empregadas (e aventura sexual anterior), Angelique (Eva Green) que é uma bruxa, ela enfeitiça sua amada e a faz pular de um penhasco em direção ao mar, a moça não sobrevive a queda e Barnabas recebe uma maldição, transformando-se em um vampiro.

Não contente com a punição Angelique prende Barnabas em um caixão de metal e o enterra "vivo". Pouco menos de duzentos anos depois uma equipe de escavação descobre o caixão enquanto constrói mais uma unidade do McDonald's. O caixão é aberto e Branabas, após dois séculos sedento por sangue, mata a todos.

Uma série de cenas cômicas seguem o acontecimento, mostrando Barnabas, agora em 1972, estranhando coisas como uma estrada asfaltada, um carro, um telefone, saias curtas e etc. Ele então retorna a sua mansão para descobrir que os Collins, sua família, ainda possuem descendentes na propriedade, mas que sua riqueza havia se esvaido após dois séculos de desfalques causados pela, agora empresária, Angelique.
Branabas decide ajudar a família a recuperar seu império e destruir a bruxa, e para isso vai contar com a ajuda de todos, os moradores da casa e, claro, alguns de seus truques de vampiro e, pasmem, Alice Cooper.

Barnabas também encontra em sua, agora antiga, mansão uma jovem chamada Victoria (Bella Heathcote), extremamente semelhante a sua antiga amada, ele fará de tudo para se tornar humano e poder ficar com a moça sem causar nela nenhum tipo de pavor, mas o final reserva algo diferente para este casal.

Um detalhe que acho importante destacar é a fotografia e os figurinos, todos os cenários são minuciosamente bem feitos e ajudam muito a transportar o espectador para os anos 70 de Tim Burton, onde  o movimento hippie era fortíssimo. Collinsport, a cidade fundada e nomeada pelos Collins é muito parecida com a cidadezinha portuária de Pássaros, do outro mestre diretor Hitchcock, e a música e as roupas são indiscutivelmente as utilizadas na época.

Com lindas mulheres, grandes nomes do cinema, vampiros, bruxas,  fantasmas e um Johnny Depp pálido e ensanguentado com o cabelo esquisito, Sombras da Noite é um filme que pode ser dispensável para a maioria dos cinéfilos, mas é um prato cheio para qualquer fan de Tim Burton.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .