[Livro] As Últimas Quatro Coisas, Paul Holfman



O livro pode ser um pouco decepcionante para quem se apaixonou pelo primeiro livro da série (A Mão Esquerda de Deus, que já tem resenha aqui no blog). Eu digo isso não porque o segundo livro é ruim, mas sim porque ele não conseguiu ser tão bom quanto o primeiro.

No primeiro livro temos um Thomas Cale que mesmo com todas as características de um anti-herói ainda age como um ser humano (não muito amigável, é verdade), mas nesse segundo livro da série é quase como se ele agisse como uma máquina que não se importa com ninguém além dele mesmo, sacrificando qualquer pessoa para que seus planos deem certo. Por outro lado os Redentores estão com características mais humanas, não se parecendo com robôs do mal que apenas agem com ordens e de maneira totalmente egoísta, principalmente o Redentor Bosco, que em algumas partes chega mesmo a cativar, mesmo sendo o vilão.

As lutas também estão muito mais presente no livro e nesse livro Cale está realmente com uma habilidade sobre-humana para matar (como já era de se esperar do Anjo da Morte), além de ele ser tratado como um rei pelos Redentores e se aproveitar desse tratamento para se vingar de muitos Redentores pelos abusos do tempo quando ele era apenas mais um acólito no Santuário (o que é um deleite para quem não gosta dos Redentores, como eu por exemplo).

Outro ponto que deixou um pouco a desejar foi o tão aguardado encontro entre Cale e sua amada e odiada Arbell, encontro que só acontece no final do livro e que tem um desfecho um pouco decepcionante para quem esperava um pouco mais (um pouco mais de amor ou um pouco mais de ódio de Cale) que apesar de algumas palavras ásperas trocadas, não saíram disso. Mesmo assim esse encontro parece que esse encontro afetou mais Cale do que aparentava no principio o que o leva a sua doença no final do livro e deixa todo mundo com raiva do autor que deixa todos no suspense para saber o que acontece com Cale e cia.

Bom, para resumir, eu recomendo muito essa trilogia (que por enquanto só tem dois livros) e para aqueles que gostaram do primeiro livro, eu digo que não esperem um livro tão bom quanto ele e sim um livro que fica bom apenas na segunda metade.

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .