[Livro] Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, Stieg Larsson


Devo admitir que no começo não estava muito otimista com relação a este livro e apenas decidir lê-lo para sair do triângulo (Brasil, EUA e Inglaterra). Acredito que foi o primeiro livro que eu li que não era de um deses três países. Bom você pode pensar que pelo livro ser sueco talvez possa ser algo não tão bom, mas eu lhe digo que o livro é fantástico, com uma ótima história que consegue te prender e muito bem escrito.

Logo no começo nos é apresentado Mikael Blomkkvist, um jornalista que trabalha na sua própria revista, a Millennium, e não tem medo de denunciar o que ele vê de errado ao seu redor. E é exatamente por isso que ele acaba se complicando ao denunciar um "empresário" corrupto mas que acabou plantando provas falsas para depois processar Blomkvist por calúnia. Com isso Mikael acaba sendo condenado a três meses de prisão e nesse desenrolar da história acaba recebendo uma proposta de um milionário que viveu os últimos quarenta anos de sua vida tentando desvendar o mistério do que aconteceu com sua sobrinha, principal candidata a herdeira de seus bens.

Do outro lado temos Lisbeth Salander, uma hacker que é a pessoa mais anti-social do planeta e que é tida como incapaz de cuidar de si mesma pela justiça tendo então que ficar sob a custódia de um "tutor" que administra seus bens. A jovem trabalha para uma firma de segurança e sempre consegue obter os dados que seu chefe manda de uma maneira que ele desconhece (já que não seria permitido que ela invadisse o computador das outras pessoas, o que ela faz). Em um primeiro momento ela é responsável por investigar Mikael e falar sobre sua índole para o milionário Vanger que está a procura de seus serviços. Depois ela própria acaba se envolvendo na busca por respostas sobre Harriet e o seu destino depois do seu desaparecimento.

O livro tem ação, momentos mais "quentes" e uma estranha relação entre Mikael e Lisbeth que faz com que qualquer leitor se apaixone pelos personagens sem dificuldade, além de fazer com que todos sejam suspetios do crime ocorrido a quase quarenta anos, com um final simplesmente surpreendente. Os Homens que não amavam as mulheres além de trazer uma história muito boa também acaba servindo como uma forma de denúncia por parte do seu autor sobre o descaso com a prostituição no seu país o que faz com que o livro não seja apenas algo superficial. Recomendo muito para qualquer um esse livro que sem dúvida alguma é brilhante.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .