[História do Rock #19] Aerosmith


Estamos de volta mais uma semana e dessa vez temos uma banda que certamente agrada a maioria dos gostos. Se você é uma pessoa romântica você certamente gosta (ou vai gostar) de algumas músicas deles. Se você é uma pessoa mais safadinha, não se preocupe também tem algo mais "sujo" que vai ser do seu agrado. Você é uma pessoa que gosta de um som mais pesado ou mais tranquilo? Não importa, essa banda tem ambos os estilos. Enfim, caso você conheça as músicas espero que goste da história, se você não conhece as músicas você pode conhecer agora, junto com a história. Hoje temos o prazer de apresentar o Aerosmith.

O embrião da banda surgiu em 1969, na época o baterista Steven Tyler (sim, baterista) frequentava uma lanchonete perto de onde sua banda, Chain Reaction,  ensaiava e lá ele conheceu Joe Perry que trabalhava na lanchonete. Posteriormente Steven acabou vendo a banda de Joe Perry, Jam Band, tocando e ele acabou gostando muito do som dos caras, principalmente de Joe Perry e acabou chamando ele para formar uma nova banda junto com o baixista da banda de Perry, Tom Hamilton (e assim surgia uma das mais conhecidas histórias de amor e ódio no mundo do rock, entre Tyler e Perry).

Para completar a formação da nova banda, Steven chamou o guitarrista de sua outra banda, Ray Tabano. Como Tyler tinha alguma dificuldade em tocar bateria e cantar algumas músicas eles decidiram achar um novo baterista e Joey Kramer acabou sendo "convocado" para assumir as baquetas da banda enquanto Tyler iria se dedicar totalmente aos vocais. E ainda nessa época Ray Tabano acabou deixando a banda e sendo substituído por Brad Withford, ficando pronta então a chamada Formação Clássica da banda, que todos viríamos a conhecer e amar.

Fato interessante: Vocês podem se perguntar, o que significa Aerosmith não é? Bem e a resposta disso não poderia ser mais óbvia. De acordo com Joe Perry o nome foi sugerido por ele e não significa absolutamente nada, era apenas um nome que ele achava legal e vivia escrevendo nos seus cadernos do tempo de escola.

A banda então iria fazer pequenas apresentações na sua cidade natal, Boston, e algumas cidades próximas por cerca de 2 anos, tendo como principal destaque o bar "Kansas City", que lhe rendeu  uma boa divulgação e ótimos shows nos primeiros anos, sendo considerado como um dos principais pontos de partida da banda. Esses shows continuaram até 1972 quando os garotos finalmente foram "descobertos" por uma gravadora, a Columbia, que logo quis assinar um contrato com aquela nova banda.

Lançado no início de 1973 o álbum intitulado apenas como "Aerosmith" tinha músicas que virariam hits da banda futuramente (alguns anos futuramente), como "Dream On", "Mama Kin" e "Make It". Mesmo não sendo considerado como um álbum de grande sucesso ele chegou ao posto 21 na Billboard 200 e posteriormente (alguns anos no futuro também) conseguiria ganhar um certificado de platina, garantindo que a banda excursionasse pelo país como banda de abertura de diversas outras bandas.

O segundo álbum da banda veio em 1974, intitulado "Get Your Wings", que de início não conseguiu grandes vendas, mas até 2001 (sim, 2001) já havia ganho o certificado de platina triplo. Músicas como "Same Old Song And Dance", "Train Kept A-Rollin" e "Seasons of Wither" estavam nesse álbum.

Fato interessante: O famoso logo da banda com asas apareceu pela primeira vez na capa desse álbum e seria adotado como o símbolo da banda a partir de então.

Em 1975 a banda lança o álbum "Toys In the Attic" que seria o álbum que elevaria o status da banda a rock stars. Trazendo músicas como "Toys In the Attic", "Sweet Emotion" e "Walk This Way", misturando rock, metal, hard rock e uma pitada de punk a banda conseguiu estourar em todas as paradas no mundo e que foi o grande responsável por levar as pessoas a lotarem os shows da banda. Também foi graças a esse álbum que as músicas dos álbuns anteriores fizeram sucesso, como é o caso de "Dream On", que acabou estourando em todas as rádios no final de 1975 e início de 1976.

Fato interessante: O álbum "Toys In the Attic" desde seu lançamento já vendeu mais de 11 milhões de cópias.

Em 1976 é lançado outro sucesso de vendas da banda, o álbum "Rocks" que veio para consagrar a banda de vez e influenciar toda uma geração que surgiria na década de 1980 com o hard rock. Músicas como "Last Child", "Back In the Saddle", "Rats In the Cellar" e "Home Tonight" fizeram do álbum um grande sucesso atingindo a terceira posição na Billboard americana.

Fato interessante: Na música "Sick As a Dog" os membros da banda chegam a trocar de instrumentos (apenas por diversão), sendo que Tyler toca bateria e canta, Tom vai para a guitarra base, Perry assume o baixo.

Fato interessante (hoje estou inspirado, de novo): A banda conquistou seu primeiro disco de platina com esse álbum e a partir de então os demais álbuns já lançados pela banda começaram a gerar discos de platina para a banda, assim como os que seriam lançados posteriormente.

A partir dessa época o uso de drogas e álcool aumentou por parte dos membros da banda (vejam bem que eu disse aumentou e não começou) mas mesmo assim a banda parecia não perder sua qualidade musical, tanto nos palcos, como em suas composições e nos estúdios. Com isso em 1977 a banda grava seu quinto álbum "Draw the Line" que foi o álbum da banda a atingir o disco de platina mais rápido até então. O álbum contava com músicas como a própria "Draw the Line" que acabou virando uma das marcas registradas da banda em seus shows além de "Get It Up" e "Bright Light Fire", que foi a primeira música do Aerosmith gravada com Joe Perry nos vocais.

Em 1978 foi lançado o primeiro álbum ao vivo da banda, "Live! Bootleg", com faixas retiradas de diversos shows desde o início da banda até então. A banda desfrutava do poder de ser uma das maiores bandas de rock do planeta naquele momento e fato que confirma isso foi um show realizado em Boston (terra natal da banda) onde tocaram para cerca de 400 mil pessoas. Eles estavam vendo tudo do topo onde apenas poucos monstros do rock conseguem chegar (o que é óbvio nunca faz bem pra nenhum jovem que começa a abusar).

Ainda no mesmo ano a banda tocou a música "Come Together" dos Beatles no filme "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (e que ficou muito bom pra quem quiser conferir).

Em 1979 com a banda ainda no topo a tensão crescia entre os membros da banda, principalmente Tyler e Perry que pareciam querer mostrar quem era o "maior" dentro da banda e acabavam discutindo por qualquer coisa. Essa tensão acabou resultado em uma saída de Joe Perry do Aerosmith para iniciar sua carreira solo com o "The Joe Perry Project". Aparentemente o motivo da última briga entre Tyler e Perry que resultou na saída de Perry começou por causa de um copo de leite (afinal depois das drogas da fome e um copo de leite pode salvar vidas). Para o lugar de Joe Perry foi contratado Jimmy Crespo.

Ainda em 1979 Steven Tyler acabou sofrendo um acidente de moto que fez com que o projeto do novo álbum da banda atrasasse fazendo a expectativa dos fãs crescer ainda mais. Mesmo com a desculpa do "atraso" na produção do novo álbum da banda eles ainda conseguiram lançar seu novo álbum naquele mesmo ano. "Night in the Ruts" ainda conta com quase todas as faixas da guitarra solo gravadas por Joe Perry antes de ele deixar a banda, deixando apenas um ou outro "retoque" para Jimmy no novo álbum. O álbum trazia como principais destaques as músicas "No Surprize" e "Remember (Walking in the Sand)" mas já mostrava que a saída de Joe Perry não era muito positiva para a popularidade da banda que acabou não vendendo muito esse álbum chegando apenas a um disco de platina (porque todos sabem que vender "apenas" um milhão de álbuns é pouco).

Fato interessante: Essa é pra dar risada. Se você trocar a letra "N" pelo "R" o nome "Night in the Ruts" vira "Right in the Nuts" (se você não consegue traduzir isso sozinho então provavelmente não tem idade pra poder saber o que é).

Em 1980 o problema na banda acabou se agravando quando Brad Withford acaba saindo da banda para começar um projeto quase solo e para seu lugar foi chamado Rick Dufay. Nesse período a banda acabou se afundando em problemas e tudo que podia dar errado sem acabava acontecendo, principalmente devido ao excesso do uso de drogas e álcool (que agora sim começava a afetar, e muito, o trabalho da banda).

Em meio a tantos problemas a gravadora decide lançar a primeira coletânea da banda (acreditem, a primeira de muitas).  O "Greatest Hits" foi um verdadeiro sucesso de vendas (como não poderia deixar de ser ao se relançar sucessos), vendendo cerca de 11 milhões de cópias desde seu lançamento (isso significa um Disco de Diamante para a banda). E o novo álbum de estúdio da banda só sairia em 1982.

Sob o nome de "Rock in a Hard Place" o álbum trazia sons como "Lightning Strikes" e "Bitch's Brew", mas acabou não fazendo muito sucesso com os fãs ou com a crítica, tendo um dos piores desempenhos de vendas de álbuns da história da banda.

Depois disso a banda acabou tirando pequenas férias forçadas, principalmente para tratarem de seu vício. A banda só voltaria a se reunir em 1985 com a formação original de volta (ou seja Perry e Withford de volta \0/). O resultado da reunião da banda acabou rendendo o álbum "Done With Mirrors". "Let the Music Do the Talking", "Shela" e "My Fist Your Face" foram os singles do álbum que não foi aquelas coisas de vendagens mas mostrava que a banda tinha condições de voltar ao topo.

A turnê de divulgação do álbum da banda parecia mostrar que a banda estava voltando ao caminho certo quando em um show Steven Tyler acabou tendo uma overdose e desmaiando, o que obrigou a banda a suspender o restante da turnê para que o vocalista se recuperasse. O fato acabou "abrindo os olhos" do restante do grupo que viram que iam ter que se livrar do seu vício também e aos poucos todos os membros foram se "limpando".

Enquanto a banda passava por esse processo uma de suas músicas estourava novamente nos EUA graças a um cover feito dela. A música "Walk This Way" lançada em 1975 no álbum "Toys In the Attic" (se você não lembra é só subir o post) foi regravada em 1986 pelos rappers do Run DMC fazendo um sucesso estrondoso o que aumentou a fama que os rappers já tinham na época e trouxe o Aerosmith de volta as paradas, dando ânimo para os membros seguirem em frente (quem assiste/assistia o seriado "Everybody Hates Chris" ou "Todo Mundo Odeia o Chris" talvez se lembre de um episódio onde Chris e Greg combinam de ir assistir o show do Run DMC mas só o Greg consegue ir e volta falando de como foi incrível e da aparição do Aerosmith no show, se você lembra, bem, então, legal né).

Ainda em 1986 a gravadora lança o "Classics Live I", gravado em 1986 e com 8 grandes sucessos da banda, seguido em 1987 do "Classics Live II" com grande parte das músicas tendo sido gravadas antes de 1986. Ambos os álbuns fizeram um relativo sucesso e parecia ser o aviso de que o Aerosmith estava voltando com força total.

Em 1987 o álbum "Permanent Vacation" trouxe a banda ao sucesso novamente (oh yeah, os anos de escuridão haviam acabado). O álbum trazia aquele Aerosmith que empolgava a todos na década de 1970 só que mais amadurecido e mais desenvolvido. Sucessos como "Dude (Looks Like a Lady)" e "Angel" eram totalmente contrastantes e saíram deste álbum. Além dessas duas o álbum ainda trazia "Rag Doll" e "Hangman Jury" que também fizeram um sucesso considerável. O álbum durante os anos seguinte venderia mais de 5 milhões de cópias apenas em território norte americano.

A segunda coletânea da banda foi lançada em 1988 intitulada "Gems" acabou não fazendo tanto sucesso como a primeira coletânea (afinal eu acho que todos compraram a primeira coletânea então não precisam da segunda).

Finalmente em 1989 o álbum que confirmou que o Aerosmith estava de volta com o sucesso dos velhos tempos. "Pump" foi um grande sucesso de vendas com cerca de 9 milhões de cópias vendidas e sucessos do calibre de "Love In An Elevator", "Janie's Got a Gun" e "The Other Side".

Em 1991 depois de dois anos sem um novo álbum e com uma espera que ainda iria durar mais dois anos, a gravadora decide lançar MAIS UMA coletânea do Aerosmith, desta vez em um álbum triplo. "Pandora's Box" foi lançado em 1991 e continha gravações de estúdio, ao vivo e alguns remixes.

Finalmente em 1993 a banda lança seu novo álbum de estúdio "Get a Grip", que além de contar com uma das melhores capas de álbuns da história (sarcasmo) trazia uma das melhores listas de músicas do Aerosmith (desconsiderando as coletâneas lançadas pela gravadora). "Crazy", "Amazing", "Livin' On the Egde" e "Cryin" estavam nesse álbum (o que faz desse álbum o melhor do Aerosmith, na minha opinião, pela quantidade de músicas viciantes que saíram dele). Com 12 milhões de cópias vendidas (inclusive um disco de ouro no Brasil) e o primeiro lugar na Billboard, a banda era uma das maiores novamente e tinha suas músicas executadas sem parar nas rádios americanas rivalizando com os garotos do Guns n' Roses que abriram muitos shows do Aero alguns anos antes e naquele momento desfrutavam de um enorme sucesso. Os clips das novas músicas também passaram exaustivamente na MTV o que além de ajudar com que a fama da banda aumentasse ainda mais, fez com que a carreira da atriz Alicia Silverstone decolasse assim como a de Liv Tyler (sim a filha de Steven Tyler e que gravou o clip de Crazy com menos de 20 anos de idade. Assista o clip se você tiver a oportunidade e principalmente se você for homem =D).

Em 1994 mais uma coletânea da banda é lançada, só que dessa vez com 3 músicas inéditas, "Blind Man", "Deuces Are Wild" e "Walk on Water". A coletânea "Big Ones" vendeu cerca de 4 milhões de cópias nos EUA e mais de 500 mil no Brasil (o que um bom álbum lançado anteriormente não faz hein).

A banda então demoraria para voltar para estúdio para gravar, primeiro porque estava a procura de um novo produtor que agradasse para seu novo álbum e segundo Joey Kramer acabou se retirando da banda por um tempo devido a morte de seu pai. Quando finalmente estava prontos a banda gravou o álbum "Nine Lives" em 1997, que assim como o anterior, atingiu a primeira posição na Billboard 200, graças a músicas como "Falling In Love (Is Hard on the Knees)", "Full Circle", "Hole In My Soul" e "Pink".

A turnê que se seguiu em 1997 acabou trazendo um pequeno acidente que fez com que a banda se afastasse um pouco dos palcos e estúdios. Em um dos shows enquanto Tyler girava o pedestal do seu microfone (algo já característico do frontman do Aerosmith) ele acabou perdendo o equilíbrio e caindo o que lhe rendeu uma cirurgia no joelho (é meus amigos a idade vai chegando, o véio não tem mais equilíbrio, os ossos ficam fracos, não é fácil não). Além disso quando Steven já se recuperara e a banda se preparava para voltar aos palcos Joey Kramer acabou queimando os dois braços quando seu carro pegou fogo no posto de gasolina o que fez com que a banda novamente se afastasse dos palcos.

Mesmo assim a banda é incansável e nesse meio tempo escreve a música "I Don't Wanna Miss a Thing" para o filme "Armageddon" por sugestão da filha de Steven, Liv Tyler, que para quem assistiu o filme, era a menina bonita, linda, maravilhosa que interpretava a filha do feio do Bruce Willis.

Ainda em 1998 já com todos recuperados a banda grava mais um álbum ao vivo "A Little South of Sanity".

Em 2001 a banda finalmente é indicada para o Rock and Roll Hall of Fame e lança o seu décimo terceiro álbum de estúdio "Just Push Play" que impulsionado pela música "Jaded" chega ao segundo lugar na Billboard 200 e um disco de platina. Outras músicas marcantes no álbum foram "Fly Away From Here" e "Just Push Play".

Em 2002 outra compilação com os maiores sucessos da banda (sim mais uma) "O, Yeah! Ultimate Aerosmith Hits" que era um álbum duplo com os maiores sucessos da banda até então (se quiser conhecer o Aerosmith eu acredito que essa seja a melhor coletânea deles).

Em 2004 vem o álbum de blues tão prometido pela banda a algum tempo, o "Honkin' on Bobo", que mesmo não tendo uma "apelação" comercial (pelo blues não vender tanto) conseguiu ótimas vendas chegando a 5ª posição na Billboard 200 e a primeira posição no Top Blues Albuns.

No ano seguinte a banda lança mais um álbum ao vivo "Rockin the Joint" com gravações de shows feitos em 2002 durante a turnê "Just Push Play".

Em 2006 a gravadora aproveita para fazer o que mais gosta, lançar outra coletânea do Aero, "Devil's Got a New Desguise: The Very Best of Aerosmith", que trazia duas músicas inéditas "Devil's Got a New Desguise" e "Sedona Sunrise" que havia sido cortada do álbum "Pump" em 1989.

Em 2008 a banda tem a honra de ser a primeira a receber um jogo de vídeo game da série Guitar Hero dedicada a apenas uma banda. O jogo conta com grandes clássicos da banda e palcos que marcaram a história da banda, sendo possível que o jogador jogue com os personagens Joe Perry, Tom Hamilton e Brad Withford, podendo inclusive jogar uma "batalha" de solos contra Joe Perry.

Em 2009 Tyler anunciou sua saída da banda em uma entrevista a um jornal de Las Vegas e, de acordo com Perry, sem nem ao menos ter mencionado nada com o restante do grupo. Diversos rumores começam então a circular pela internet e Joe Perry chega até mesmo a anunciar no seu Twitter que o Aerosmith iria encontrar um novo vocalista para continuar com a banda (eu acompanhei o drama nesse período e eu senti que o Joe queria matar o Steven). Mesmo assim Steven Tyler acabou fazendo uma aparição surpresa em um show solo de Joe Perry e anunciou que não estava deixando a banda (o que as pessoas não fazem por um pouco de mídia não). Mesmo assim os rumores de que o Aerosmith iria dar um tempo continuava e foi confirmado quando Steven entrou para a reabilitação para tentar se livrar do seu vício em analgésicos.

A banda já vinha adiando seu novo álbum a algum tempo o que deixava os fãs na expectativa e para diminuir um pouco a espera eles decidiram lançar mais uma coletânea! Sim outra, mais uma, só que essa era para os românticos "Tough Love: Best of the Ballads" trazia as "baladas" da banda (músicas mais "lentas" e bonitinhas).

O novo álbum da banda estava previsto para maio de 2012, que foi adiado para agosto e finalmente lançado em novembro (só para matar os fãs de ansiedade). O primeiro single da banda, "Legendary Child" já havia sido lançado no programa American Idol. Durante a turnê iniciada em junho daquele ano (aquele ano tão distante, 2012) a banda começava a apresentar novas músicas também como "Beautiful", "What Could Have Been Love" e "Lover Alot". Finalmente novembro veio e o décimo quinto álbum de estúdio da banda também (até que enfim). "Music From Another Dimension!" ficou no topo de diversas paradas no mundo e alcançou o 5º lugar nos EUA.



Atualmente a banda continua fazendo shows e inclusive já tem data marcada de show aqui no nosso Brasil. A banda é um dos principais destaques do festival "Monster of Rock" que acontece no final do ano.

E é isso, ficamos por aqui hoje, espero que tenham gostado da história dessa grande banda que fez e faz história no mundo do rock e até semana que vem.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .