[Filme] Mama (2013)


Mama é um filme de dois extremos, tem por um lado um produtor incrível que dispensa qualquer tipo de apresentação, Guillermo Del Toro, e por outro lado uma classificação indicativa que explica muito bem o alcance que o filme pode ter, 14 anos.

Mas vamos comentar sobre estes dois mais tarde e ir diretamente ao filme em si. Mama não chega a desapontar tanto quanto os outros filmes de terror recentes (né Atividade Paranormal 4?), mas é bom ver que algumas produções conseguem driblar esta onda de criar terror-conto-de-fadas (sim, estão fazendo isso).

Terror que é terror não tem final feliz, no máximo tem final vivo e fadado a sofrer pela eternidade, mas feliz não. Se você se borrou num filme de terror, contou pra todo mundo que é ótimo, mas este filme tem um final feliz, desculpa, isso não é terror e você estava errado. Fans de terror sabem muito bem que se o negócio termina bem é porque não terminou, sim sequência à vista!

Neste quesito Mama se sai muito bem, temos um bom nível de suspense durante a trama toda, naquele estilo bem incrível sabe? Aquele que você pensa que vai acontecer algo a todo momento, que você olha pra todos os lados da tela esperando o pior, que você grita pra personagem obedecer a menina e [spoiler allert] não abrir o armário.

O final é extremamente condizente com o roteiro, melhor impossível. Sim, você que já assistiu, odiou o final e está lendo este texto pra ter uma segunda opinião, ACORDA! Terror é assim, não gostou vai assistir Meu Malvado Favorito 2 (me leva, por favor). Aposto que o final foi ideia do Del Toro, fico imaginando ele ligando pro roteirista e dizendo: "Meoooo, para com isso, esse final é uma porcaria, vamos fazer do meu jeito, acredita em mim, eu sou o melhor". E é!

As personagens são muito bem representadas e as duas meninas fizeram um ótimo trabalho, sei disso porque odiei Lilly (Isabelle Nélisse) desde o começo, e amei Victoria (Megan Charpentier), é difícil personagem infantil vivo conseguir me fazer ter sentimentos tão fortes em filmes de terror. Os mais velhos também são ótimos, e sim, temo uma velhinha que sabe demais neste filme, a única diferença é que ela não fala espanhol (eu acho).

Os cenários são de tirar o fôlego, extremamente detalhados e muito bem pensados e o filme em geral é muito bem feito.

A história começa com o pai das garotas transtornado, ele mata a mãe das meninas e sequestra as duas, durante a fuga ele perde o controle do carro e cai numa ribanceira, todos sobrevivem menos o óculos de Victoria que é severamente danificado.

Após andarem alguns minutos os três encontram uma cabana, o pai resolve entrar apesar da relutância de Victoria (viu como ela é inteligente?), que acredita ter visto alguém lá. Após algum tempo lá dentro o pai fica extremamente transtornado, mas algo (ou alguém) o impede de realizar o pior. Não vou falar nada, mas este alguém se chama Mama.

Agora vamos voltar a aqueles dois pontos lá em cima (achou que eu tinha esquecido né?), Guillermo Del Toro é um cara extremamente bom no que faz, podemos ter uma confirmação disso em O Labirinto do Fauno, criaturas extremamente bem feitas e... reais, sim, nada daquilo é computação gráfica.

O problema de Mama é que, bem, ela é feita em computador. E não me chamem de tecnofóbico, sou fanático por tecnologia quando usada da maneira correta e no lugar correto, mas Mama seria uma personagem bem mais assustadora se fosse de carne e osso, ou melhor, pele e osso. A computação gráfica é ótima até o momento em que ela aparece, os movimentos extremamente ridículos, o rosto extremamente falso, é estranho, é tosco, é errado e eu não acredito que Guillermo aceitou aquilo. Sério Gillermo, me liga pra eu te dar uma bronca!

Agora, sobra a classificação no mínimo detestável. Não se coloca 14 anos como classificação de um filme de terror. Este tipo de gênero tem que ter classificação acima de 16 anos em todas as ocasiões. Sendo assim, se é 14 anos falta coisa, falta coisa que dá medo de verdade, falta sangue, falta morte e falta muito susto. Ou seja, Mama é semi-bom e podia ser melhor, bem melhor!

Se você é um cineasta e está lendo este texto dez anos depois de sua publicação, me contacte, ficarei muito feliz em te ajudar em um remake verdadeiramente medonho.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .