[Livro] Extraordinário, R. J. Palacio



'Extraordinário' é simplesmente extraordinário! 

Neste livro, August Pullman (ou simplesmente Auggie), é visto como uma pessoa "anormal", pois desde pequeno, ele é um dos pouquíssimos que carrega uma síndrome facial. Desde quando descoberta, esta síndrome não parecia ser tão grave. Mas após o nascimento dele, sua família sabia que enfrentariam problemas por causa desta deformação facial que Auggie tem. 

Auggie sempre soube o que as pessoas pensavam sobre ele. Sabe que toda vez que alguém olha para ele, leva um susto ou fica espantado. Sempre. Ele próprio o considera um monstro esquisito que nunca terá amigos, infelizmente.

"Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." - PÁGINA 11.

Até que um dia as coisas mudam de rumo para ele. Sua mãe resolve o matricular em uma escola. Isso é um problema enorme para ele, porque em toda sua vida, ele nunca foi à escola. Sua mãe sempre deu aula para ele, pois ele tem medo de qual impacto causará nas pessoas. Após alguns problemas na escola, ele resolve ficar, pois faz alguns amigos. Mas essas amizades não diminui o preconceito e o bullying que ele sofre por outros alunos. Para você ter uma ideia do que eu estou falando [spoiler alert], se você já leu "Diário de um Banana" e já ouviu falar do famoso toque do queijo, então o August é considerado mais ou menos assim. Todos tem medo de tocar nele, menos seus "amigos" (se você ler o livro, saberá o movido das aspas na palavra amigos). 

"O rosto do Auggie não é tão ruim depois que você se acostuma" - PÁGINA 247.

Enfim. Este livro nos mostra que não importa a aparência, pois lá no fundo todos nós somos iguais. E acho que TODOS deveriam ler este livro, pois é emocionante, engraçado, dramático e transmite esta mensagem linda. 

Então, este livro pode mudar o jeito de como as pessoas pensam sobre as outras, sem ao menos saber o que ela já passou na vida. É tão ruim quando você é "rotulado" por uma coisa que não tem nada a ver com você. Acredite, é muito ruim. Por favor, se você não leu, está perdendo o seu tempo. Como eu já disse: TODOS devem ler este livro uma vez na vida, pelo menos. 

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" - AUGUST.

Estados Unidos X Estados Unidos X Brasil (primeira edição)
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .