História do Rock #36: Arctic Monkeys


Aaaaaaaaaaaa eu estou de volta mais uma vez em 2014. Vocês nem imaginam como eu senti falta de vocês meus leitores lindos. Hoje na minha segunda postagem em 2014 eu trago a primeira história de banda (depois dos 10 hinos de rock que eu espero que tenham gostado). A escolha dessa banda é atendendo um pedido feito a um bom tempo atrás e espero que não tenha achado que eu tinha esquecido o pedido, apenas aconteceram fatos que atrasaram a postagem em alguns meses, mas está aqui agora a história dos ingleses do Arctic Monkeys.

E eu decidi começar a história de uma maneira original dessa vez:

Era uma vez, no longínquo país da Inglaterra, no velho continente, dois garotos chamados Alex Turner e Jamie Cook que eram vizinhos e amigos. No natal de 2001 os dois receberam presentes que iriam mudar para sempre as suas vidas. Eles receberam uma guitarra cada um de presente do nosso querido Papai Noel (não, na verdade foram os pais deles que deram as guitarras para eles).


Os dois começaram a praticar e chegava até a rolar uma certa competitividade entre eles para ver qual era melhor.

Pouco tempo depois eles decidiram fazer algo construtivo com seus instrumentos e seus talentos e chamaram alguns amigos para formar uma banda. Matt Helders foi chamado para a bateria, Andy Nicholson para o baixo e Glyn Jones para cantar. Logo Glyn deixou a banda porque Alex falava que não gostava de seu vocal e o microfone acabou ficando para Alex que passou a ser o vocalista/guitarrista da banda. O nome da banda na época era Bang Bang.

Alex também ficou encarregado das primeiras composições da banda na época que até então tocava apenas covers de bandas "clássicas" de rock, como Led Zeppelin.

Fato interessante: De acordo com os membros da banda o nome Arctic Monkeys é o mesmo que havia sido usado pelo pai do baterista Matt Helders nos anos 1970 e foi passado para o filho como uma "tradição de família".

Eles começaram a fazer suas primeiras apresentações apenas em 2003 e quase ao mesmo tempo gravaram sua primeira demo, que eles vendiam depois de seus shows. Mas já estavam no século XXI e com isso alguns dos fãs que compravam as demos as colocavam na internet para "divulgar" o trabalho da banda que tinha uma tiragem "limitada" de seu trabalho (óbvio, já que eles que tinham que bancar os custos da gravação).


Essa "divulgação" foi tão grande na internet que muitas das pessoas que iam aos pequenos shows da banda já iam sabendo as letras de suas músicas e até mesmo um perfil da banda foi criado na rede social MySpace sem que eles soubessem.

Em 2004 a popularidade da banda já chamava atenção até mesmo da BBC Radio One e de alguns jornais ingleses.

A banda que praticamente não se preocupava em fazer uma divulgação mais "forte" estava ficando tão conhecida na Inglaterra pela internet que muitas vezes depois de seus shows alguns fãs falavam que tinham vindo de outra cidade muito longe apenas para ver o show do Arctic Monkeys.

Os garotos estavam desfrutando da popularidade de suas músicas e decidiram lançar um EP "Five Minutes With Arctic Monkeys", que foi lançado em CD, Vinil e no iTunes. Com o sucesso desse EP foi possível assinar seu primeiro contrato com uma gravadora.

Em outubro daquele mesmo ano eles lançaram "I Bet You Look Good on the Dancefloor" que foi direto para a primeira posição nos compactos mais vendidos do Reino Unido e em janeiro a história se repetiu com o lançamento de "When the Sun Goes Down" que foi direto pro primeiro lugar dos compactos mais vendidos nas terras da rainha.


A banda fazia tanto sucesso que conseguia, mesmo com a pirataria rolando solta, vender milhares de compactos, não só no Reino Unido como em boa parte da Europa.

Era então a hora de lançar o primeiro álbum de verdade da banda. "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" foi lançado em 2006 e fez um sucesso absurdo no Reino Unido, conseguindo simples 120 mil cópias vendidas nas primeiras 24 horas e chegando a mais de 300 mil cópias em uma semana. As vendas do álbum de estreia do Arctic Monkeys sozinhas somavam mais do que todo o resto do top 20 do Reino Unido junto.

Pra não perder o embalo a banda lançou o EP "Who the Fuck Are Arctic Monkeys?" ainda em 2006 e assim como os lançamentos anteriores da banda foi um enorme sucesso, mesmo não sendo muito executado em rádios devido a quantidade de palavrões nas músicas (acho que já dá para ter uma ideia só pelo título do EP né).

Fato interessante: Falando no título do EP, este foi escolhido pela banda como uma espécie de "brincadeira" com o sucesso repentino da banda no Reino Unido, chegando ao status de rock stars e tendo suas canções executadas em rádios, muitas vezes as pessoas conheciam suas músicas de tanto ouvirem em rádios mas não sabiam que banda era aquela que apareceu "do nada". E só para traduzir para quem não fez o cursinho de inglês ainda (eu também não fiz) o título do EP significa algo do tipo: "Quem é essa p**** de Arctic Monkeys".


Logo após o lançamento do EP a banda anunciou a sua troca de baixista, com a saída de Andy Nicholson e a entrada de Nick O'Malley.

Em 2007 aconteceu algo inédito na história da banda: eles lançaram um compacto, "Leave Before the Lights Come On" e este não chegou a primeira posição na lista do Reino Unido (que absurdo).

Fato interessante: A banda ganhou seu primeiro prêmio em 2007, recebendo o Mercury Music Prize (é a premiação que escolhe o melhor álbum do ano do Reino Unido), desbancando inclusive o álbum "Black Holes and Revelations" do Muse (um dos melhores álbuns do Muse, na minha opinião). E mais tarde no mesmo ano ainda ganharam um Brit Awards.

Em abril de 2007 foi lançado o álbum "Favorite Worst Nightmare" que rapidinho chegou a primeira posição de vendas no seu país (ta ficando meio chato ficar repetindo isso em todo lançamento dos caras). As principais músicas do álbum eram "Brianstorm" e "Teddy Picker", além da canção que dava nome ao álbum.

A banda iria iniciar as gravações do seu novo álbum no começo de 2008 mas o caderno de músicas de Alex acabou sendo roubado e ele perdeu todas as suas composições tendo que recomeçar tudo do zero. De acordo com Alex, toda vez que ele tentava lembrar de uma música ele começava pelo mesmo caminho de antes mas acabava chegando a um final totalmente diferente de antes com músicas totalmente novas.

Finalmente no fim daquele 2008 a banda voltou para estúdio e dessa vez quem produziu o álbum dos macacos foi Josh Homme (vocalista e guitarrista da banda Queens Of The Stone Age) que acabou tendo muita influência no som do Arctic Monkeys nesse álbum.

O resultado foi lançado só em agosto de 2009 sob o nome "Humbug". Esse álbum é o famoso ame ou odeie para muitos fãs do Arctic Monkeys. Isso porque o álbum sofreu algumas mudanças, como letras mais maduras e suas linhas instrumentais mais pesadas do que nos outros álbuns, o que não agradou a todos (na minha opinião esse é disparado o melhor álbum do Arctic Monkeys). O álbum alcançou a primeira posição em diversos países e chegou a 15ª posição na Billboard 200 dos EUA.


Em 2011 a banda voltou a gravar, agora com o seu som mais "tradicional" e lançaram o seu quarto álbum naquele mesmo ano com o nome "Suck It and See" (é, alguém da banda andou pegando muitas fãs pelas turnês hehehe). O álbum foi outro sucesso da banda, ou melhor, trouxe a banda de volta ao grande sucesso (apesar que o álbum anterior a galera reclamou mas comprou e ouvia que eu sei). O álbum teve cerca de 100 mil cópias vendidas na primeira semana no Reino Unido e chegou a 14ª posição na Billboard 200 americana e 6º lugar na Billboard Top Rock Albuns (é amiguinhos, americano demora pra aceitar algo bom de outros países, mas depois que os caras começam a invadir lá, não tem mais volta).

A turnê que seguiu o lançamento do álbum é considerada por diversos críticos como a melhor turnê da banda até então, com apresentações empolgantes e que vale o preço do ingresso (essa última parte fui eu quem disse, mas pode confiar que vale hehe).

Para não ficar totalmente parados a banda lançou em 2012 a música "R U Mine?" no Youtube e no iTunes. Em 2012 o cover que a banda fez da música "Come Together" dos Beatles também foi um enorme sucesso (véi na boa, essa música é phoda, todas as versões dela são muito boas, não tem erro, gravar ela é certeza que uma música vai ficar boa). O sucesso foi tão grande que o primeiro álbum da banda disparou em vendas mais uma vez e chegou novamente ao topo das paradas inglesas.

No ano de 2013 (que eu já sinto saudades, por incrível que pareça, principalmente porque eu estou escrevendo ainda em 2013, mas você está lendo em 2014) a banda lançou seu quinto álbum "AM", com destaques para "R U Mine?" e "Do I Wanna Know?". O álbum ficou muito bom e vale muito a pena ouvir o trabalho da banda. Acho que é desnecessário dizer que o álbum foi muito bem de vendas no Reino Unido, atingindo novamente, mais uma vez e de novo o primeiro lugar nas paradas britânicas, vendendo mais de 150 mil cópias dentro do Reino Unido na primeira semana e quase 50 mil na sua primeira semana nos EUA.

A banda continua fazendo suas apresentações, e é uma das bandas da nova geração que carrega o nome do rock com todo merecimento, fazendo música de qualidade e apresentações fantásticas. O Arctic Monkeys é uma banda fenomenal e que tem seu sucesso merecido por fazer isso que todos nós adoramos, o bom e velho rock de qualidade. Essa é a história do Arctic Monkeys.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .