História do Rock #37: Slash


O História do Rock está mais uma vez aqui e essa semana eu vou escrever sobre um dos personagens mais amados e odiados do mundo do rock e eu vou explicar (ou tentar) porque isso acontece. Bom, acho que você já viu o título da postagem, mas como já virou meu ritual padrão eu tenho que dizer: hoje vamos falar sobre o guitarrista, ex-Guns n' Roses, Slash's Snakepit e Velvet Revolver. Hoje vamos falar de Chimbinha. Não, brincadeira, vamos falar do Slash.

A história começa no dia 23 de julho no ano de 1965 na cidade de Londres (sim, Slash é inglês e não americano) na pequena cidade de Stoke on Trent onde Saul Hudson chegava ao mundo. O pai de Saul era Anthony Hudson, um pintor inglês e sua mãe era Ola Oliver uma figurinista americana. 

Até os cinco anos de idade Saul foi criado pelos avós paternos em Stoke on Trent mesmo, mas acabou indo junto com o pai para o novo mundo para viver em Los Angeles junto com a mãe. 

Fato interessante: Como a mãe de Saul era figurinista ela trabalhava com diversos artistas, trabalhando até mesmo com David Bowie, Ringo Starr entre outros. Graças a isso Anthony conseguia alguns "bicos" para criar capas de álbuns para artistas e chegou a trabalhar com Neil Young e Joni Mitchell, criando algumas capas para seus álbuns.

Quando fez sete anos Slash ganhou um irmãozinho, Albion Hudson, e Slash adorava o irmão e sempre cuidava dele (de acordo com sua palavras). 

Infelizmente o mundo não é perfeito e devido a alguns problemas entre Ola e Anthony os dois acabaram brigando e se separando (o principal problema era que Anthony se ressentia de que sua mulher fizesse mais sucesso que ele e por isso ela passava muito tempo fora de casa trabalhando). Saul e Albion foram morar com sua mãe após o divórcio e eles pouco viam seu pai depois disso.

O próprio Slash chegou a dizer que essa foi uma fase complicada porque ele se tornou um garoto rebelde, principalmente depois do divórcio dos pais, sendo expulso de escolas e começando a praticar alguns delitos, principalmente o furto de praticamente qualquer coisa (o cara chegou a roubar até cobras. Quem rouba uma cobra e ninguém vê? Elimine os maus pensamentos agora de sua cabeça pessoinha, não pense onde ele escondia a cobra).

Foi nessa época que Saul conheceu seu grande amigo Steven Adler e os dois viviam andando juntos e tinham gostos musicais bastante parecidos. 

Fato interessante: Nessa época Slash costumava ir na casa de vários colegas e um pai de um de seus colegas uma vez o chamou de Slash porque o garoto vivia apressado e "tramando" alguma coisa. Pra quem não entendeu, slash seria uma "gíria" para apressado ou algo rápido. Logo os amigos começaram a chamar Saul de Slash e o apelido se espalhou fazendo com que todos conhecessem o garoto como Slash até os dias de hoje (por isso eu digo, coloque apelidos legais nas pessoas, quem sabe um dia você não é o pai de um amigo de um famoso que tem um apelido phoda por sua causa).

Aos quinze anos Slash ganhou sua primeira guitarra de sua avó. O novo presente fez com que o rendimento de Slash na escola acabasse de cair de vez e com isso ele acabou largando a escola para se dedicar a música. 

Fato interessante: Slash disse que tinha um disco dos Ramones e que ouvia o disco milhares de vezes e tentava acompanhar as músicas em sua nova guitarra, aprendendo desse jeito suas primeiras músicas.


Slash e seu amigo Steve decidiram montar sua primeira banda ainda quando os dois tinham quinze anos, muito influenciados por uma banda chamada Aerosmith (alguém conhece? Claro que sim eu já escrevi sobre eles). A eles se juntou o baixista Duff McKagan mas depois de um tempo sem conseguirem achar um vocalista que os agradasse eles se separaram. 

Pouco tempo depois a nova banda de Duff passava por pequenos problemas com a saída de seu guitarrista solo e do baterista. Com isso Duff se lembrou de Slash que trouxe Steven para a banda também. Slash que já conhecia aqueles caras por ter visto uma ou outra apresentação do L.A. Guns e do Hollywood Rose e da pequena nova banda Guns 'n Roses.

Fato interessante: Uma característica marcante de Slash e que sem dúvida o diferencia de longe é a sua famosa cartola. Mas de onde saiu a porcaria de uma cartola? Já respondo. Quando ele tocava ainda apenas em barzinhos e clubes com os outros caras do Guns ele queria algo que o diferenciasse e chamasse a atenção. Ele pensou em um chapéu que também serviria para ajudar a cobrir o rosto junto com sua cabeleira (já que ele era tímido para apresentações). Inicialmente ele pensou em achar um chapéu coco, mas enquanto procurava um encontrou uma cartola. Ele pensou, isso realmente ninguém tem e seria legal (óbvio). Mas ele não tinha dinheiro nem para comer quem diria para comprar uma cartola. Então o que ele fez? Trabalhou duro e juntou dinheiro para comprar a cartola com o suor de seu trabalho. Nada disso, ele simplesmente pensou em pegar a cartola e sair andando da loja, afinal seu pensamento foi, se ele agisse como se a cartola fosse dele quem em sã consciência iria pensar que ele tinha roubado uma cartola? E assim ele conseguiu sair da pequena lojinha carregando sua cartola como se já fosse sua e ainda deu uma customizada nela chegando em casa, amarrando um cinto em volta dela. Tem uma entrevista em que ele conta essa história eu só não me lembro o nome, mas procurem se quiserem :D.

Foi com o Guns que Slash iria chegar ao ponto mais alto da carreira de qualquer artista, aquele momento onde o artista faz parte da maior banda do mundo. Os garotos de Los Angeles dominaram todas as paradas do mundo e em grande parte graças aos solos de Slash (é a HdR do Slash então eu só vou puxar o saco dele, mais pra frente eu escrevo sobre os outros e puxo o saco deles). Como principais destaques temos a música Sweet Child o' Mine do primeiro álbum da banda e que contava com um dos mais famosos riffs da história da música (além de ser completamente sensacional). Slash era muito elogiado pelo seu estilo que era uma mistura de blues com rock e um algo mais que fazia de seus solos algo orgasmático em praticamente qualquer pessoa.


Fato interessante: Foi nessa época que Slash começou a ser idolatrado por milhares de fãs e uma pesquisa diz que atualmente ele é o guitarrista com mais fãs ao redor do mundo. Por outro lado esse amor de uns fãs faz com que outros metidos a "entendedores" de rock achem que Slash só tem carisma mas musicalmente é inferior a outros guitarristas (não toca nada mesmo realmente. Sarcasmo). O que acontece é que o estilo musical do Slash faz com que ele pareça ter uma técnica mais limitada e inferior a outros guitarristas, mas procure suas improvisações em shows que da para ver que não é bem assim e ele "frita" na guitarra e com estilo.

O problema é que essa também é a fase mais "sombria" da vida de Slash (e não só dele como do resto do Guns). Os membros da banda se afundavam em drogas e bebidas e Slash era sem dúvida um dos mais viciados da banda e que mais usava drogas, chegando ao ponto de não conseguir nem tocar sem estar chapado de heroína. Slash chegou ao ponto de ter que ser colocado sentado em um banco em cima do palco porque não conseguiria ficar de pé durante o show para tocar. Além disso havia o problema com o álcool também, sendo que ele sozinho acabava com uma garrafa de whiskey por dia (fora as cervejas só pra descontrair). 

Fato interessante: Em uma noite no hotel com muita farra e tudo que se tem direito, o pulso de Slash parou e ele ficou "morto" por algum tempo só conseguido ser reanimado depois de uma injeção de adrenalina que fez com que seu coração voltasse a bater.

Depois de vários sustos Slash acabou entrando para reabilitação para se livrar das drogas (mais pesadas) e conseguiu se recuperar consideravelmente.

Em 1994 ainda com o Guns, Slash parecia prever seu futuro, decidiu formar um projeto paralelo (apenas de brincadeira) o Slash's Snakepit. A banda era formada por mais dois integrantes do Guns (Matt Sorum na bateria e Gilby Clarke na guitarra) junto com Mike Inez no baixo (Alice in Chains) e Eric Dover no vocal (Jellyfish). A banda era phoda bagarai colega e lançou o álbum "It's Five O'clock Somewhere" em 1995 com a maioria das músicas compostas por Slash (um material que não foi aceito por Axl para ser gravado no Guns). Se você gosta do estilo de música do Slash você tem que ouvir esse álbum, é sensacional (Axl Xarope não quis as músicas).


Fato interessante: Durante a década de 1990 Slash simplesmente estava atirando para todo o lado e fazendo participações com tudo quanto é artista. Destaques para sua parceria com Michael Jackson (tem diversos vídeos no Youtube dos dois se apresentando juntos e transborda a porretidão de cima do palco). Participou de músicas com Alice Cooper, Lemmy, Ozzy, no disco de tributo a Jimi Hendrix junto com Paul Rodgers e The Gypsys, gravou com o rapper Ol' Dirty Bastard, com Ronnie Wood, Ray Charles. Nos anos 2000 continuou com Yardibirds, Eric Clapton, ZZ Top, Alice Cooper (de novo) e até Rihanna.

Enquanto isso a relação no Guns não ia muito bem, já que Axl começava a agir cada vez mais como um ditador dentro da banda o que causou na saída de Slash em 1996 o que desencadeou a saída de Matt e Duff logo em seguida também. 

Infelizmente a gravadora por algum motivo havia cortado a verba do Slash's Snakepit algum tempo atrás e a banda também já havia sido dissolvida. Slash então ficou meio "apagado" do cenário musical nessa época, aparecendo principalmente com suas parcerias esporádicas.

Em 1997 ele recebeu uma proposta para tocar em um festival de jazz (?) em Budapeste (???) e ele aceitou (??????????). Slash "convocou" alguns músicos de apoio e montou a Slash's Blues Ball (as bolas azuis do Slash =D). A banda tocava blues (meio óbvio pelo nome) fazendo covers de artistas como BB King e Otis Redding. A banda fez um show tão bom que começou a receber proposta de diversos lugares para fazer apresentações. O sucesso acabou dando ânimo para que Slash "remontasse" o Slash's Snakepit, mas dessa vez com os músicos do Blues Ball. A "nova" banda então lançou o álbum "Ain't Life Grand" que acabou não sendo tão bem recebido como o primeiro álbum da banda ou como tendo o sucesso que a banda achou que teria, tendo feito menos sucesso ainda graças a falta de divulgação da gravadora.

As apresentações do Slash's Snakepit seguiram e chegaram a abrir shows na turnê do AC/DC (o AC/DC é phoda cara, os caras contratam a banda do Slash pra abrir o show deles cara.)

Durante a turnê própria do Slash's Snakepit a saúde de Slash começou a ir pro saco por causa do alcoolismo e isso acabou causando outro ataque cardíaco no guitarrista. Com isso ele teve que se afastar dos shows e repousar por um tempo para descansar e se recuperar. Para isso ele remarcou todas as datas dos shows restantes da banda e depois de recuperado terminou a turnê com a banda sem deixar de cumprir nenhum compromisso.

Em 2002 Slash se reuniu com Duff e Matt (os três ex-gunners) para fazer um show em homenagem ao baterista Randy Castillo que havia morrido de câncer no pulmão. Depois do show os três voltaram a se reunir para tocar juntos e fazer algumas "brincadeiras". Para completar a banda chamaram inicialmente Izzy Stradlin (também um ex-gunner) e o vocalista Scott Weiland (ex-Stone Temple Pilots). A banda estava fazendo ótimas músicas mas quando os planos para uma verdadeira super banda como aquela começar a gravar surgiram, Izzy acabou abandonando a banda pelo mesmo motivo que deixou o Guns (ele sabia que a banda faria enormes turnês e gravações e ele não teria tempo para ele ou sua família). Para seu lugar foi chamado Dave Kushner que já era um conhecido dos outros.

Em 2003 eles adotaram o nome Velvet Revolver (que eu tenho que resenhar porque a banda é boa demais). Com o Velvet, Slash gravou dois álbuns: Contraband e Libertad (e esse segundo, com todo o respeito, dá uma surra em todos os álbuns do Guns perdendo só para o Appetite for Destruction. #ChupaAxl).

Em 2007 Slash ganhou uma estrela na Calçada da Fama do Rock ao lado de guitarristas como Jimi Hendrix, Jimmy Page e Eddie Van Halen.

Em 2008 Scott disse que estava deixando o Velvet para se juntar novamente com a sua antiga banda Stone Temple Pilots e tanto ele como os outros membros do Velvet disseram que foi uma saída tranquila e deram aquela puxada de saco mútua.


Em 2010 depois de dois anos só enrolando Slash afirmou estava procurando por um novo vocalista para o Velvet (surgiram boatos sobre Myles Kennedy ex-Alter Bridge e Corey Taylor do Slipknot serem possíveis vocalistas para o Velvet Revolver mas nada se confirmou).

Para não perder o embalo Slash decidiu lançar o seu primeiro álbum "solo" contando com um vocalista diferente para cada música. Vocalistas mais do que phodas nas músicas como Ozzy Osbourne, Myles Kennedy, M Shadows (Avenged Sevenfold), Lemmy Kilmister (Motorhead), Chris Cornell (Soundgarden e ex-Audioslave), Iggy Pop e até a Fergie (Black Eyed Peas) me surpreendeu cantando bagarai a música Beautiful Dangerous (que clip aquele hein, maldito Slash sortudo kkkk), além de uma versão de Paradise City na versão do iTunes. Isso sem contar a participação de seus ex-companheiros de banda (Izzy, Duff, Matt, Steven e mais uma vez eu digo #ChupaAxl). Flea (RHCP) Taylor Hawkins e Dave Grohl (ambos Foo Fighters) também estavam no álbum. Eu preciso dizer que esse álbum "solo" do Slash é de causar orgasmos em qualquer amante do rock?

Para a turnê que se seguiu ao álbum Slash chamou todo mundo para cantar com ele. Não mentira. Slash chamou Myles Kennedy para cantar ao vivo com ele (mas ia ser maneiro um show com todos esses caras ai). Durante as apresentações surgiu um "acústico" apenas com os dois fazendo a apresentação com Slash no violão e Myles cantando e eventualmente fazendo o violão base. Cara, na boa, apenas uma palavra descreve esse acústico mas não posso ficar escrevendo coisas assim aqui no iél, então assistam (no Youtube tem a apresentação toda, é só digitarem Slash acoustic que aparece lá).

A química entre Myles e Slash era sensacional e os dois faziam shows para fazer qualquer um assistir (#ChupaAxl) e em dois álbuns ao vivo foram gravados, um em Manchester e o outro em Stoke.

Em 2012 Slash entrou para o Hall da Fama do Rock n' Roll pelos anos de Guns n' Roses, tocando ao lado de Duff, Matt, Steven e Gilby, com Myles cantando já que o viadinho do Axl não quis ir (isso mesmo chamei de viado eae?) Além do Axl, também não foram Dizzy e Izzy, além de ninguém da formação atual do Guns. Além disso também ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Ainda em 2012 saiu o novo álbum do Slash agora só com Myles Kennedy nos vocais (esses dois juntos são sensacionais). "Apocalyptic Love" era de arrancar suspiros de qualquer roqueiro cara, uma delícia de álbum. Destaque para o single "You're a Lie" que é sem a menor dúvida a música mais cremosa desse álbum. As composições ficaram divididas entre Myles e Slash nesse álbum e o entrosamento entre esses dois foi sensacionalmente espetacular, sem palavras para descrever. Se quiser entender ouça o álbum ou assista um show deles no Youtube.

Atualmente o cara está detonando em sua turnê com Myles (ou pelo menos até o ano passado estava, esse ano eu ainda não tenho notícias) e também não tenho notícias de quando vai sair o próximo álbum dele (que continue com Myles por favor e que seja logo), mas existem os rumores que talvez no final desse ano ou no começo do ano que vem o material já comece a sair (singles).

O que eu vou dizer sobre o Slash? Eu toco guitarra (modestamente, mas toco) e o cara é simplesmente minha maior inspiração nesse instrumento, o cara é fenomenal, além de tocar muito, tem muito carisma e é fenomenal. Sério, Slash é o cara.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .