[Vire o Disco #8] - o



Descobri iamamiwhoami por acidente e me apaixonei de uma maneira irreversível na primeira música, e a primeira música que ouvi foi "o", então não podia deixar de trazê-la para tentar fazer mais gente se apaixonar da mesma maneira que eu.

iamamiwhoami é um projeto que no início foi cercado por mistérios, lançado no youtube ele fez muita gente (eu) ficar horas tentando decifrar os nomes dos primeiros vídeos, já que estes estão em uma espécie de código, confesso que não descobri nada, mas os comentários me contaram depois.

A própria vocalista do projeto o cerca de mistérios, mas é tudo tão delicioso que eu nem quero contar nada, quero manter o clima de anonimato, de magia trazido pelo nome estranho (I'am, am I? Who am I?) e da ausência de imagem de perfil, ouso dizer que iamamiwhoami me faz crer naquele conto de fadas da invisibilidade, ás vezes é bom ser invisível.

Mas vamos falar de "o", que é por isso que estamos aqui, os vídeos do projeto são extremamente malucos, tenho certeza que todos devem fazer sentido e até ouso chutar o de alguns, mas não vou fazer isso com "o" de uma maneira muito extensa porque tenho medo de errar.

No início vemos um gato preto numa espécie de quarto, a câmera segue para um lugar escuro, para mim é nesse momento que o mundo real se choca com o ficcional, é aí que os sentimentos tomam forma. Vemos diversas árvores dentro de algo que parece ser uma estufa, a câmera se aproxima e as árvores acabam "acordando", olhos se abrem nos galhos e observam tudo por todos os lados.

No centro da "estufa" vemos algo parecido com um casulo, uma mulher envolta em uma pano fino, semi-transparente, dançando de uma maneira fascinantemente estranha e cantando que o amor que causa cicatrizes e morte vai te fazer ajoelhar-se e rastejar até o inferno e voltar, e que as palavras que rasgam sua garganta vão fazer você acreditar no amor como o novo preto, algo que você não tem.

A maluquice continua por mais alguns minutos até que a música se resume a gritos afinados, fazendo mudar o cenário. O som de "o" é algo que nunca tinha ouvido antes, a estética do vídeo também é algo bem distinto do que vemos por aí e o biotipo e os trejeitos da vocalista não são nada comuns, e é tudo isso que me faz gostar tanto de iamamiwhoami.

A música te faz dançar de um jeito que nunca dançou antes, é quase como um ritual, você sente a batida intensa e calma contrastando com a voz fina da vocalista, é quase como uma experiência alienígena, é uma delícia pra ouvir sozinho. Coloque o fone de ouvido, apague a luz e relaxe, deixe o som te guiar e quando você menos perceber vai estar feito tonto balançando as mãos, seguindo o ritmo... e vai apreciar ser invisível por ao menos alguns segundos.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .