[Filme] Em Chamas (2013)


Os jogos voltaram! Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está na mira do presidente Snow (Donald Sutherland), e para não morrer, Katniss terá que provar à ele que está totalmente apaixonada por Peeta Mellark (Josh Hutcherson), seu "namorado". Em Chamas é a segunda parte da saga distópica intitulada The Hunger Games, que arrecadou bons milhões de dólares ao redor do mundo com a estória fictícia sobre um futuro próximo, onde a população é dividida, praticamente por classe social: a "capital" (lugar onde vivem os ricos) comanda os distritos (pobres tribos trabalhadores que foram obrigados à todo ano lutarem até à morte em uma arena com outros garotos e garotas de cada distrito. Isto tudo aconteceu por causa de uma "rebelião" que ia contra os comandos da Capital).

Como Katniss e Peeta foram os vencedores da mais recente edição deste terrível jogo, os doze distritos que tem participação neste jogo, ficaram indignados e com raiva por que a regra fora quebrada e dois participantes foram vencedores. Então, sem querer, Katniss se tornou uma esperança para os mais fracos se rebelarem novamente e lutarem conta a Capital.

Mas para evitar que tudo isto aconteça novamente, o Presidente Snow tem uma ideia infalível para "destruir" esta "esperança" dos distritos e, para má sorte dos vencedores das edições antecessores, os Jogos Vorazes está em sua 75ª edição, comemorando o terceiro Massacre Quartenário, e os participantes desta edição serão sorteados entre os vencedores de cada distrito. Isto indica que Katniss terá que ir para a Arena novamente, pois fora a única vencedora feminina que seu distrito já tivera.

Tomada pela insegurança, medo e raiva, Katniss tenta absorver técnicas que serão usadas pelos outros participantes dos jogos, e tenta focar em sua própria, mas os diretores dos jogos não facilitam para o lado dela e, isto gera um ódio maior ainda dentro dela, que se torna a vontade de vencer à qualquer custo os jogos.



Este é, sem dúvida alguma, um dos melhores filmes que eu já vi. Até hoje não consegui terminar de ler o livro Em Chamas, mas creio que este tenha sido bem fiel em relação à estória verdadeira. E mesmo que o final não tenha agradado muita gente, pode ter certeza de que eles farão um ótimo trabalho em A Esperança [que será dividido em duas partes].

Com o elenco maravilhoso, efeito especial nota cem e um enredo de deixar o c* na mão de tanta tensão, Em Chamas, com certeza, é a melhor adaptação cinematográfica já feita (depois da franquia Harry Potter, é claro). 
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .