História do Rock #47: Pantera



Todo dia é dia de rock, mas hoje é dia de rock aqui no iél galera e se é dia de rock no iél isso significa que tem outro História do Rock. Hoje o HdR vai falar sobre a banda que é considerada o maior ícone do metal nos anos 1990 e que começou de um jeito não tão agressivo como se tornaria anos a frente. Hoje a história é do Pantera.

Tudo começa na cidade de Arlington (Texas, EUA) no ano de 1981 quando os irmãos Vincent Paul Abbott (Vinnie Paul) e Darrell "Dimebag" Abbott decidiram formar uma banda. No final daquele ano os dois decidiram chamar o baixista Rex Robert Brown e o vocalista Terrence Lee Glaze (Terry Glaze). 

Fato interessante: Vinnie e Dimebag conheciam Rex Brown já há alguns anos, pois já tinham tocado juntos em uma banda de jazz.

Inicialmente a banda não tinha o som pesado pelo qual iria ser conhecida anos mais tarde, tendo tanto um som como uma aparência Glam Metal (uma das grandes inspirações no início da banda era o Kiss).

A banda fazia diversas apresentações pela região até que no final de 1982 eles começaram a gravar seu primeiro álbum produzido pela gravadora da própria banda, a Metal Magic. O álbum foi produzido pelo próprio pai de Vinnie e Dimebag, Jerry Abbott. 

Lançado em 1983 com o nome "Metal Magic", o álbum tinha fortes influências de bandas como Kiss e Van Halen (tanto que a primeira música do álbum, "Ride My Rocket", conta com uma introdução que lembra muito a introdução de "Detroit Rock City" da banda Kiss). Não há nada a se destacar neste álbum da banda que pode no máximo ser classificado como um bom álbum assim como tantos outros que foram lançados na mesma época com o mesmo estilo.

Fato interessante: A "viadagem" dessa época glam da banda era tão forte que Dimebag Darrel era conhecido por outro apelido, Diamond Darrel.



Já no ano seguinte (1984) a banda volta para estúdio para gravar seu segundo álbum. Intitulado de "Projects in the Jungle", o álbum seguia a mesma linha do álbum anterior, mas já tinha uma melhora e um amadurecimento musical, mesmo que o álbum seja apenas um álbum o.k. quando comparado com outros álbuns da banda.

A banda que não desistia fácil voltou para o estúdio em 1985 para lançar seu terceiro álbum, o "I am the Night". Esse álbum é sem dúvida alguma o melhor da banda com Terry Glaze nos vocais e também é o mais rápido e técnico. O salto dos dois álbuns anteriores para este foi incrível, tendo uma melhora quase inacreditável em todos os aspectos.

O Pantera já havia lançado três álbuns e até agora não havia conseguido chamar a atenção da crítica e nem conseguido muitos fãs o que obviamente não agradava muito. A banda então decide mudar de rumos e som, o que não agrada Terry Glaze que acaba sendo convidado a se retirar da banda.

Com isso a banda sai a procura de um novo vocalista para ocupar o lugar de Terry. Inicialmente um vocalista chamado David Peacock passou pela banda, mas mal chegou e já saiu deixando a banda sem vocalista novamente.

O novo escolhido para fazer parte do Pantera foi achado em Nova Orleans, vocalista da banda Razor White. Ele era Philip Hansen Anselmo, ou Phil Anselmo.

Inicialmente Phil entrou na banda com um estilo bastante parecido com o dos outros membros (ou seja, algo bem gay visualmente falando) mas sonoramente já era possível ver as mudanças da banda.

O primeiro álbum com Phil Anselmo nos vocais foi o "Power Metal", lançado em 1988 e que trazia uma mistura de vários estilos, ainda restava um pouco do glam dos outros álbuns, um pouco de metal e thrash começou a ser incorporado, além de uma pitada de hard rock. O som desse álbum já lembrava o som de bandas clássicas de metal como Accept, os dois primeiros álbuns do Iron Maiden e até um pouco de Judas Priest. Esse é considerado como o último álbum da era glam do Pantera que mudaria radicalmente de estilo nos álbuns seguintes.



Fato interessante: A última faixa do "Power Metal", "P.S.T.'88'" é a única música do Pantera que conta com Dimebag como vocalista principal.

Em 1989 durante uma das apresentações da banda, um produtor assiste o show e se impressiona com o som daquela banda, que fazia questão de tocar apenas suas músicas mais pesadas ao vivo. A banda então consegue seu primeiro contrato com uma gravadora "de verdade".

O Pantera entra em estúdio para começar a gravação de um dos maiores álbuns da história do metal.

Lançado em 1990, "Cowboys From Hell", foi o "nascimento" de uma nova banda, a banda que iria "salvar" o metal na década de 1990. Sem nada que lembrasse a fase glam dos anos 1980, o Pantera trazia um som pesado e cheios de riffs marcantes fortemente influenciados pelo heavy e thrash metal desta vez, além de um vocal já mais violento por parte de Phil. 

Sobraram elogios da crítica para este álbum que foi o primeiro sucesso de vendas da banda que contava com músicas como "Cowboys From Hell", "Domination", "Cemetery Gates" e "Psycho Holiday" só para citar as músicas mais conhecidas.

O álbum de 1990 foi o começo do verdadeiro sucesso da banda que só aumentaria nos anos seguintes.

Em 1992 a banda gravou o "Vulgar Display of Power", sem dúvida alguma o maior sucesso da banda e sempre citado quando se fala dos melhores álbuns da banda. Músicas como "Walk", "Fucking Hostile" e "This Love" eram só algumas das que faziam parte do álbum que teve uma grande divulgação por parte da MTV também.

O sucesso do Pantera com este álbum era tão grande que a banda já era comparada com os grandes nome do thrash como Metallica, Slayer e Megadeth.

Fato interessante: A banda era constantemente comparada com outras bandas thrash, mas por ter algumas diferenças no som acabou criando o nome groove metal para definir seu estilo musical.

Se aproveitando do enorme sucesso e popularidade da banda o Pantera decide voltar para estúdio já em 1993 e no ano seguinte lançar mais um álbum.

O sucesso do "Vulgar Display of Power" tinha sido tão grande que deixou milhares de fãs ansiosos pelo novo trabalho da banda. Quando "Far Beyond Driven" foi lançado em 1994, o álbum estreou direto na Billboard 200, fato impressionante principalmente pela "crise" que o metal vivia na América.

"Far Beyond Driven" era até então o álbum mais pesado da banda sem dúvida alguma, vocais gritados, marcações de baixo e bateria graves, pesadas e rápidas, além de solos de guitarra ao melhor estilo velocidade e distorção pura. O maior clássico deste álbum é a música "Five Minutes Alone", além de um cover do Black Sabbath com a música "Planet Caravan", algo totalmente inesperado.



Este foi o ponto alto da popularidade do Pantera que começou a ser chamado como a banda que salvou o metal nos anos 90.

Em 1996 a banda voltou para estúdio para gravar seu novo álbum. Continuando com a mesma lógica dos álbuns anteriores, ou seja, fazer um álbum ainda pesado do que o anterior, a banda lançou "The Great Southern Trendkill". De acordo com a banda o álbum refletia o momento difícil pelo qual o vocalista Phil Anselmo passava na época, principalmente por causa dos seus problemas com drogas. O maior destaque do álbum vai para a música "Drag the Waters". Os fãs da banda gostaram do álbum, mas o Pantera já começava a sofrer com a baixa popularidade do metal, o que diminuiu muito as vendas do seu álbum quando comparado com as vendas dos álbum anteriores, conseguindo suas vendas apenas para aqueles que já eram fãs da banda.

Fato interessante: Ainda em 1996 Phil que enfrentava problemas com drogas, principalmente heroína, sofreu uma (ou mais uma) overdose que o "matou" por quase quatro minutos antes que os médicos conseguissem ressucitá-lo.

Em 1997 foi lançado o primeiro e único álbum ao vivo oficial da banda, intitulado de "Official Live: 101 Proof" que contava com músicas dos álbuns anteriores gravadas em diversos shows feitos pela banda, além de duas músicas inéditas.

Em 14 de março de 2000 foi lançado o último álbum do Pantera: "Reinventing the Steel". O álbum assim como seus antecessores é bastante pesado e com toda a qualidade já conhecida do Pantera. Dois grandes destaques do álbum são as músicas "Revolution is My Name" que virou quase um hino da banda se tornando um dos grandes "hits" do Pantera e "We'll Grind That Axe for a Long Time" que é uma referência ao fato da banda levar o nome do metal sem se "vender" como outras grandes bandas eram acusadas de fazer.

Em 2001 infelizmente o Pantera chega ao seu fim, depois do anúncio de Phil de que ele estava deixando a banda para se dedicar aos seus projetos paralelos depois de vários desentendimentos internos. Ao que parece os grandes problemas dentro da banda foi exatamente o consumo de drogas por parte de Anselmo, o que já estava atrapalhando tanto no trabalho como no próprio convívio com os outros membros.

Phil se dedicou às suas outras bandas como o Down, enquanto os irmãos Abbott formaram o New Found Power, depois rebatizado para Damageplan. Rex Brown por sua vez não tem nada concreto e faz diversas "participações" com outros artistas, chegando a gravar discos com o Down.

Fato interessante: Em 2004 ouvia-se diversos rumores sobre uma possível reunião do Pantera, mas todos os planos foram por água abaixo naquele mesmo ano quando Dimebag Darrel foi baleado por um "fã" do Pantera quando se apresentava com o Damageplan. Além de Dimebag o estúpido ainda matou mais duas pessoas que estavam na platéia naquela noite.

E assim termina a história de uma das maiores bandas de metal da história, a banda que salvou o metal na década de 1990, a banda que criou um estilo novo e carregou o nome do metal com todo orgulho. Essa é a história do Pantera.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .