[Livro] O Pacto, Joe Hill



Até agora eu estou tentando entender direito qual a minha reação quanto a este livro e não eu não falo isso só pra começar com uma frase legal, de efeito ou algo assim, o caso é que eu realmente não sei muito bem como classificar esse livro e por isso demorei mais de um mês até decidir fazer a resenha sobre ele.

Antes de comprar o livro eu já tinha dado aquela lida na resenha e "namorado" um pouco ele, mas não foi tão fácil de começar a ler ele depois que eu o comprei devido ao simples fato de que eu tinha acabado de terminar uma série enorme de livros e ainda estava muito dentro daquela história, mas por algum motivo o livro me chamava para que eu o tirasse da estante e começasse a lê-lo e assim eu comecei a ler O Pacto.

O primeiro ponto positivo e ao mesmo tempo negativo (é confuso, eu sei) o autor já joga direto em cima de você o que está acontecendo. Ig (não, não é o site, é o apelido do personagem) acorda depois de uma noite de bebedeira com aquela ressaca maldita e descobre que tem chifres. É simples assim, não existe um prólogo ou uma "pré-história", logo na primeira página você lê isso. E isso é ótimo, porque não existe a famosa "encheção de linguiça" que tantos livros trazem e que tornam os começos de livros um marasmo, mas ao mesmo tempo é horrível porque é como se você simplesmente aterrissasse no meio da história já sem conhecer nenhum personagem, não tem envolvimento com a sua história e nem nada.

O livro é dividido em capítulos curtos e que fazem com que o livro seja dinâmico, enquanto vai alternando entre a história presente de Ignatius Perrish (é sério, eu quase desisti da história só por causa desse nome horrível do personagem central) e o problema com os chifres que cresceram misteriosamente em sua testa (não, ele não é corno) e que faz com que as pessoas não consigam mentir para ele, sempre dizendo as terríveis verdades que passam em suas mentes e as deixando levemente sugestionáveis, e a história de seu passado, como conheceu seu grande amor, Merrin, ainda na infância, cresceu com ela, viveu aventuras com seu amigo Lee e seu irmão Terry, até se tornar o principal suspeito de assassinato de Merrin e sua vida ir pela descarga. Apesar do nome horrível, Ig acaba tendo muito carisma (acho que é o único personagem com verdadeiro carisma no livro, Lee e Marrin até conseguem ser bons personagens, mas nada demais) principalmente quando a história toda dele começa a ser contada, ele é o famoso tipo bom moço (as vezes até demais) e é essa bondade que acaba dando o contraste tão forte que o livro nos trás de bem e mal, afinal Ig sempre fora um bom moço (ou não) e agora era o diabo (ou não).

Além da história que te envolve aos poucos sem que você nem ao menos se dê conta, o livro também trás a questão filosófica sobre bem e mal, Deus e o Diabo, certo e errado, principalmente com um final tão imprevisível (pelo menos de certa forma) e até de certa forma meio politicamente incorreto e polêmico como mamilos. 

Recomendo demais O Pacto (o livro, não que você venda sua alma na encruzilhada nem nada disso), é um excelente livro que pode te fazer parar para pensar um pouco sobre algumas "verdades" de sua vida. Só não recomendo para religiosos fervorosos, por motivos meio óbvios.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .