[Filme] Chernobyl (2012)


Eu não costumo ler a sinopse de um filme antes de assisti-lo, o que não é uma atitude muito sábia, já que acabo imaginando um roteiro totalmente diferente do que o filme realmente é. Lembro de ter colocado Chernobyl Diaries na minha listinha de "Devo Assistir" após ler uma reportagem sobre o famoso acidente nuclear e ter ficado curioso para saber se havia algum filme que se passasse na, agora fantasma, cidade. Gosto destes locais abandonados, sou viciado em filmes e documentários que os mostram detalhadamente.

Mas Chernobyl Diaries me surpreendeu, não é um documentário (talvez devesse ter lido pelo menos o gênero), é um filme de terror no maior estilo A Bruxa de Blair, com câmeras tremendo e aquela vibe que deixa a gente surtando porque não tem a mínima ideia do que vai acontecer em seguida.

O filme é bem feito, não é nenhuma obra de arte, e até me surpreendi porque o orçamento é relativamente alto para o formato, mas pelo jeito este estilo "parece de baixo orçamento mas não é", virou moda no cinema dos últimos anos.

A história é bem interessante (apesar de não fazer sentido algum), e basicamente conta a aventura de seis americanos que resolveram fazer um passeio turístico em Prypiat, uma cidade fantasma que, antes da tragédia, abrigava os trabalhadores da usina de Chernobyl. Seu guia turístico diz que tudo está bem, que ele havia feito o mesmo passeio várias vezes e que nada havia acontecido antes.

A parte estranha começa quando eles, ao chegarem na cidade, descobrem que a entrada é controlada pelo exército ucraniano, o que é estranho já que ninguém vai lá e em teoria ninguém vive na cidade. Mas o guia "muito experiente", após ser barrado, toma um atalho para não desapontar os americanos pagantes.

A coisa começa a ficar feia quando eles ficam impedidos de deixar a cidade e seu guia incrivelmente destemido desaparece durante a noite. A partir daí os jovens estão a mercê de si mesmos e descobrem que a cidade não é tão deserta quanto imaginavam e que a radiação agiu de maneira misteriosa naquele lugar.

Com um final no mínimo espantoso, Chernobyl Diaries é um ótimo filme para assistir com os amigos, não esperem sustos muito grandes, mas também não acreditem em mim, eu tenho mania de rir durante filmes de terror. Esperem bastante sangue e uma criança assustadora (é um filme de terror nesta década, você não pensou que eles iam esquecer a criança assustadora né?)

Bom filme e lembre-se, ainda tem radiação em Chernobyl, se um ucraniano chamado Uri te chamar pra fazer um passeio por lá ao invés de Moscou, meu amigo... Vá pra Moscou se você tiver cabeça. Se não, me chama que eu vou pra Chernobyl com você.

Atualizado em 27/10/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .