História do Rock #38: Sex Pistols


Mais uma semana começando com rock aqui no iél e essa semana eu decidi voltar para meus momentos adolescentes anárquicos lembrando a época em que eu era viciado em punk, por isso decidi escrever sobre uma banda punk. Hoje no HdR temos os ingleses do Sex Pistols.

A história do Sex Pistols começa um pouco antes da própria banda quando um empresário britânico chamado Malcolm McLaren, volta de sua viagem dos EUA para sua terra natal na Inglaterra depois de cuidar do New York Dolls por um tempo. Nessa viagem ele percebeu que o que mais importava nas bandas era a atitude e a aparência e nem tanto a música em si (bastante parecido com a cena atual da música). Com esse conceito em mente ele decide montar uma banda com garotos que tivessem a imagem certa (o que nesse caso era a imagem errada, se é que você me entende).

McLaren começou a reunir os membros da banda, convocando primeiro os garotos Steve Jones (guitarrista) e Paul Cook (baterista) que eram frequentadores assíduos da SEX. O próximo convocado foi Glen Matlock (baixista) que trabalhava na loja aos finais de semana para conseguir algum dinheiro. O último membro da banda foi o mais difícil para ser encontrado e depois de "testar" alguns outros jovens frequentadores da loja eles encontraram um jovem rebelde (feio que dói) chamado John Lydon. O teste feito é rápido e simples. John canta uma música junto com um jukebox (aquelas caixas de músicas que tem nos restaurantes e bares em que você escolhe uma música para ouvir e coloca uma ficha). John cantando foi um desastre exatamente pelo fato de ele não saber cantar, mas sua atitude rebelde acabou dando a vaga de vocalista na nova banda. A banda estava pronta então e seu nome era Sex Pistols (bastante sugestivo). 

Fato interessante: Ao entrar para a banda John Lydon adotou o nome artístico Johnny Rotten. Rotten pode ser traduzido como podre ou algo assim e foi escolhido esse nome artístico por causa dos seus dentes que realmente estavam bem acabados.

O primeiro concerto da banda aconteceu em 6 de novembro de 1975 e foi um completo fiasco, principalmente porque os músicos da banda mal sabiam tocar seus instrumentos (incluindo o vocalista que não sabia cantar). Mesmo assim esse show é tido como um dos mais importantes marcos na história do rock. Era ali que o punk anarquista surgia de verdade.

O punk começou então a se espalhar como um incêndio pela Inglaterra, milhares de bandas punks surgiam (bandas como The Clash e Generation X) mas mesmo assim poucos eram os que conseguiam algum contrato para gravação. O Sex Pistols foi uma das bandas que conseguiu esse contrato e assinou com a EMI (a mesma gravadora de Beatles e The Animals).

A primeira gravação da banda é a marcante "Anarchy in the U.K.", lançada em 1976 e que saiu como lado A do single junto com "I Wanna Be Me" no lado B. (Comentário Pessoal: Anarchy pra mim é a melhor música do Sex Pistols e pra mim uma das melhores representações do que é o punk rock). Mesmo assim suas músicas só são conhecidas no subúrbio e não no país todo.

A banda se tornaria conhecida nacionalmente em dezembro daquele ano quando apareceu na televisão no horário "nobre" do país (as 17:00h, ou a famosa hora do chá inglês). Infelizmente (ou felizmente) Johnny Rotten não sabe se controlar muito bem e fala "Fuck Off" em um programa inglês ao vivo para o escândalo geral da nação. No dia seguinte todos os jornais estampavam a história, detonavam o movimento punk e principalmente os Sex Pistols. A banda era uma das mais famosas da Inglaterra (para o bem ou para o mal) e era amada ou odiada, não havendo meio termo nos coraçõezinhos ingleses. O número de vendas do single dos Sex Pistols chegavam a média de dez mil cópias por dia naquela época.

Mesmo assim a EMI não ficou muito contente com a má fama e um mês depois do ocorrido acabou cancelando o contrato com a banda antes mesmo de lançar o primeiro álbum com eles.

Esse episódio também não fez muito bem para a saúde interna da banda (ou talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu para eles). Rotten e Matlock começaram a brigar cada vez mais e mais até que Matlock acabou por ser expulso da banda. Rotten então chama seu amigo (que não tinha a menor ideia de como se tocava baixo) para a banda. Seu nome era John Simon Ritchie Beverly, também conhecido como o símbolo da imagem punk Sid Vicious.

Fato interessante: Sid Vicious era simplesmente o toque que faltava para a banda. Ele era a imagem do anarquismo e se tornou a imagem do punk rapidamente. 

Mesmo com um baixista que não sabia tocar (e que em um dos primeiros ensaios teve que ser levado ao hospital devido a uma hepatite causada pelo abuso de álcool e drogas), sua atitude rebelde, a briga com os costumes britânicos a banda conseguiu assinar um novo contrato. 

Eles não perderam tempo e decidiram gravar um novo single. Lançado em maio de 1977 e com o título "God Save the Queen" (uma singela "homenagem" aos 25 anos desde que a Rainha Elizabeth II tinha assumido o trono). É óbvio que a letra controversa causou problemas (novamente) com todo mundo que se sentia ofendido por jovens "barulhentos". Nenhuma rádio britânica tocava as suas músicas e mesmo assim o single foi um dos mais vendidos de novo na Inglaterra.

Pouco tempo depois a banda foi novamente "despedida" da gravadora que cancelou pelos mesmos motivos da primeira gravadora. Mas esse não podia ser o fim dos Sex Pistols. Uma gravadora ainda queria os garotos. A Virgin, que era comandada por um milionário excêntrico tão doido quanto os Sex Pistols e que comprava todas as brigas da banda, inclusive contra a BBC (CHUPA INGLATERRA).

Em 12 de novembro de 1977 foi lançado finalmente o primeiro álbum da banda: "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols" (algo como "Esqueça os idiotas, aqui estão os Sex Pistols). O álbum estourou e em cada música trazia um som "cru" e com pesadas críticas a Inglaterra, o que agradou principalmente as classes trabalhadoras. 

Fato interessante: Esse álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos de rock do Rock and Roll Hall of Fame.

A banda então decide ir para os EUA fazer uma mini turnê na terra do Tio Sam. Lá eles fazem diversos shows e com uma aceitação melhor do que na Inglaterra (não muito melhor, mas melhor).

Depois do último show da banda nos EUA, em São Francisco, enquanto a banda estava reunida jantando no hotel (ou quase toda a banda já que Sid Vicious estava no hospital devido a mais uma de suas overdoses) Cook e Jones falam para Rotten que McLaren quer acabar com a banda e eles também. Rotten não acredita e vai tirar satisfação com McLaren que acaba confirmando a história e antes de acabar com os Sex Pistols ironicamente demite Johnny Rotten da banda o acusando de ser o principal responsável pelo fracasso de diversos projetos da banda (meio irônico isso não).

Depois do fim do Sex Pistols, Sid, Cook e Jones ainda se reuniram para tocar mais algumas músicas e gravar por exemplo o estranho cover de "My Way" de Frank Sinatra (cara é sério, digita no Youtube: Sid Vicious My Way e confere essa coisa bizarra que foi feita kkkkk).

Infelizmente Sid Vicious acabou sua carreira solo (ou tentativa de carreira) ao ser preso depois de ser achado totalmente chapado de heroína ao lado do corpo de sua namorada Nancy Wilson (vadia) esfaqueada. Até hoje não existe uma conclusão sobre o que realmente aconteceu e se foi realmente Sid quem matou a namorada, porque ele foi solto sob fiança paga por Virgin e morreu menos de 24 horas depois com uma última overdose aos 21 anos em 1979.

Fato interessante: Tem um episódio dos Simpsons onde eles contam a história do romance entre Sid Vicious e sua namorada drogada Nancy Wilson (de uma maneira infantilizada). No episódio Sid (Nelson) está nos Sex Pistols no auge da fama e se apaixona por Nancy (Lisa) e os dois ficam viciados em drogas (chocolate) o que leva ao fim do Sex Pistols.

Infelizmente a história de uma das maiores banda de punk estava acabada ali, deixando uma sensação de que poderia ter tido muito mais do que um álbum apenas. Mesmo assim você pode achar diversas coletâneas do Sex Pistols (sempre as mesmas músicas sendo relançadas com praticamente nada novo apenas para fazer dinheiro. Vergonhoso).

A banda original chegou a se reunir em 2008 para comemorar os 30 anos do lançamento do álbum e fez algumas poucas apresentações que foram gravadas e lançadas em forma de álbum duplo, sendo que o primeiro álbum continha uma versão remasterizada de "Never Mind the Bollocks" e o segundo contava com as músicas ao vivo das apresentações na reunião da banda.

Mesmo com apenas um álbum o Sex Pistols pode sem dúvida dizer que foi uma das bandas mais influentes da história do rock, uma das bandas que mudaram toda uma visão que se tinha sobre o que é o rock, o que os jovens estão sentindo em relação a opressão que sempre há sobre eles. Os Sex Pistols podiam não ser bons músicos (ou quem sabe não poderiam nem ao menos ser considerados músicos) mas mesmo assim eles conseguiram exprimir através da música todo o sentimento de revolta de não apenas uma geração mas de todos os jovens até os dias de hoje. Viva o punk, viva a anarquia e viva os Sex Pistols.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .